A Google já havia lançado em fase beta uma nova função para smartphones Android, o Focus Mode. Agora, a funcionalidade oficialmente deixa o beta e começa a ser implementado em versões finais estáveis do sistema operacional.

O intuito desse novo modo é trazer uma alternativa mais saudável de se utilizar o seu smartphone, mais praticidade e também menos distrações. O Focus Mode surge para, quando ativado, inibir notificações, toques, vibrações e distrações diversas para quando se necessita foco e concentração, seja no trabalho, estudo ou simplesmente em um momento de lazer.

Já não é de hoje que se fala muito na conectividade constantes e como isso afeta nossas vidas, como não temos paz alguma enquanto temos um smartphone por perto. E sabemos disso, mas em contrapartida ainda temos aquele impulso em scrollar, se distrair, porque está tudo isso literalmente na palma de nossas mãos.

O Focus Mode então entra para melhorar nossa saúde frente a tecnologia móvel. Claro, é opcional ativá-lo ou não, mas quando ativo, ele sugere pausas no uso do aparelho de tempos em tempos e te lembra do seu foco quando seu dedo escorrega para algum aplicativo ou função considerada como distração, ou seja, redes sociais, games e diversos outros. A ideia central é se permitir total concentração em apenas uma coisa. É possível também personalizar esse modo, tanto com o que é ou não definido como distração, como também períodos de tempo pré-definidos e temporizados para a ativação do modo. Ou seja, em horário de aulas, trabalho, hobbies, o Focus Mode pode ser ativado automaticamente.

Não existe previsão ainda para a disseminação da nova funcionalidade entre as versões do Android, mas como sua fase beta acabou, não deve tardar a chegar aos mais novos smartphones e com certeza estará presente no Android 10.