Milhões de pessoas usam o Google Maps todos os dias. Entre todas as funcionalidades, o Maps é utilizado até como o Waze para a nevegação GPS, entretanto o aplicativo da Google agora terá uma função única, o modo privado, que inclusive já está em testes com um pequeno grupo de usuários.

Este novo modo de navegação garante a privacidade dos utilizadores no uso deste serviço, algo idêntico ao que temos presentes há vários anos nos browsers.

Sendo um serviço de navegação por GPS, o Google Maps recolhe uma infinidade de dados dos seus utilizadores. Esta realidade é típica dos serviços da empresa e, estando associado a navegação e localizações, é ainda uma agravante. Desse modo, eram vários os consumidores reticentes com este serviço de mapas. Por exemplo, se você chegar a verificar seu histórico no Google Maps, poderá ver todos os lugares que foi, quais rotas tomou, quanto tempo ficou em cada lugar, sendo possível identificar onde o usuário mora, trabalha e etc. Contudo, em breve terão uma alternativa!

Google Maps - Logo
Google Maps - Logo
O modo privado no Maps foi anunciado pela gigante tecnológica na conferência I/O deste ano, em maio. Nos meses seguintes a empresa continuou os desenvolvimentos e agora está em fase de testes junto dos participantes do programa Preview.

Em particular, quando no modo de navegação anónimo, o Maps não associa a navegação à sua conta Google. Para além disso, envia notificações de locais, atualiza o histórico de localização ou usa os seus dados pessoais para personalizar o serviço.

A funcionalidade é bastante fácil de encontrar: toque na sua foto de perfil no Maps que está no canto superior direito. No menu que abrir, consta a opção de modo privado. Quando ativo, uma barra preta será exibida no topo da app do Maps.