O Google continua testando novas maneiras de melhorar a navegação por gestos antes da versão final do Android 10 Q. Nas últimas versões beta do novo SO, a empresa deixou muito parecida a forma como é feita a navegação do iPhone X. Para conseguir isto, a Google repensou o botão de voltar retirando ele e utilizou ao invés disso um movimento deslizando (para dentro de ambos os lados da tela).

Esta mudança feita pela Google gerou um certo conflito entre os gestos e os menos deslizantes utilizados em vários aplicativos. Muitos apps permitem que ao tocar no ícone de menu de hambúrguer sejam escolhidas opções, porém o local onde eles ficam na tela está ficando cada vez mais difícil de alcançar (canto esquerdo superior por exemplo), pois os smartphones estão ficando com telas cada vez maiores.

Com os gestos de deslizar a navegação nos aplicativos e nos menus do celular ficaria mais fácil e intuitiva. Contudo, ao fazer isso (atualmente) não carrega a coluna dos menus laterais, a menos que a pessoa deslize o dedo na diagonal.

Sistema de gestos no Android Q
Sistema de gestos no Android Q

A situação está para mudar em breve, felizmente, no próximo beta do Android Q. Segundo o Google, as pessoas que só utilizam navegação gestual poderão tocar e segurar perto da borda da tela. Desta forma, o menu surgirá de maneira que só precisará deslizar para o ponto que o usuário quiser.

Além da alteração gestual citada acima, existe outra possível correção segundo informações do site 9to5Google. Um usuário "beta tester" do Android Q descobriu uma nova funcionalidade chamada "sensibilidade de retorno" (Back Sensitivity). Está ferramenta pode ser definida em uma escala móvel, e segundo a pessoa, isto trouxe uma "melhora significativa na navegação".

Caso você não seja fã da utilização de gestos para navegar pelo celular, o Android Q lhe dá a escolha de retornar para a experiência de navegação utilizando 3 botões.

Fonte: The Verge