A Google parece estar trabalhando em uma maneira simplificada de se compartilhar arquivos. A empresa removeu o suporte para Android Beam do Android Q, substituindo-o por uma ferramenta de nome "Fast Share", que aparentemente usa a mesma tecnologia já existente no app Google Files.

Essa novidade não veio desavisada: ainda este ano a empresa confirmou que o Android Q perderia o Android Beam e que um novo método de compartilhamento seria introduzido ao sistema operacional. Segundo a Google, esse novo recurso é compatível com Chromebooks, dispositivos Android e até iPhones.

 

O novo recurso Fast Share permite o compartilhamento de arquivos rapidamente sem o uso de internet.
O novo recurso Fast Share permite o compartilhamento de arquivos rapidamente sem o uso de internet.

Essa nova ferramenta é bem similar ao AirDrop da Apple, em que é possível enviar arquivos sem o uso de internet. O Fast Share pode compartilhar fotos, documentos e até URLs e snippets de texto. 

O site 9TO5Google textou a ferramenta e fez um passo a passo de como utilizá-la. Segundo a plataforma, o aplicativo aparece na lista de apps com o símbolo de um diamante azul. É possível acessá-lo também por meio das Configurações > Google > Fast Share.

Então é só colocar o nome do seu dispositivo e ligar a ferramenta. É preciso ativar o Bluetooth e a localização para utilizar o Fast Share - inclusive sendo a distância um fator determinante para a funcionalidade do serviço.

Para acionar o Fast Share é preciso dar um nome ao seu dispositivo e clicar em
Para acionar o Fast Share é preciso dar um nome ao seu dispositivo e clicar em "Turn On" ou "Ligar" em Português.

Assim que selecionado para qual dispositivo você quer enviar os documentos, aparece um círculo com o progresso do envio.

Círculo mostra o progresso do envio ou recebimento de arquivos.
Círculo mostra o progresso do envio ou recebimento de arquivos.

Para receber algum arquivo o processo é mais simples ainda. É preciso apenas "aceitar" ou "recusar" o recebimento, que aparecerá como uma notificação em seu dispositivo.

Para receber um arquivo é só clicar em
Para receber um arquivo é só clicar em "aceitar" na notificação.

Há ainda a possibilidade de se acompanhar o recebimento como no envio - vendo o progresso no círculo. É só clicar na notificação e ir para a página da ferramenta Fast Share. 

Preferred Visibility

Existe ainda um recurso para facilitar ainda mais quem compartilha arquivos com frequência: a Preferred Visibility (ou Preferência de Visibilidade em português literal). Ele permite ao usuário "favoritar" contatos que enviam dados com frequência, o que acelera o processo de troca de informações - e faz ainda com que os contatos consigam localizar o seu aparelho mesmo que você não esteja utilizando o Fast Share.

Fast Share ainda permite
Fast Share ainda permite "favoritar" contatos para que a troca de dados se dê mais rapidamente.

Para acionar é preciso clicar nas configurações no topo superior direito da interface de compartilhamento e adicionar os contatos desejados.

Fonte: 9to5google