No mesmo dia em que ocorreu o Google I/O, ocorreu a cerimônia anual para premiar os melhores apps da Google Play (loja de apps do Google) do ano passado. Foram 9 categorias de apps para concorrer ao prêmio de melhor aplicativo de acordo com o critério julgado em cada categoria. O Google tentou eleger os apps que trouxeram uma experiência boa de alguma forma para os usuários e dessa forma se pretende elevar o nível dos aplicativos da plataforma cada vez mais.

Alguns exemplos de aplicativos que ganharam o prêmio anual:

Categoria de melhor app de bem estar, que ajudam de alguma forma as pessoas a viverem melhor ao longo do seu dia a dia: O vencedor da categoria foi o Woebot que envia mensagens para o usuário para ajudá-lo com seus desafios diários e para desestressar.

Tivemos também a categoria de app que proporciona uma melhor experiência de acessibilidade para as pessoas. Quem alcançou esse objetivo de forma surpreendente foi o aplicativo Envision que ajuda as pessoas com deficiência visual na leitura de textos e no reconhecimento de pessoas utilizando a câmera do celular.

Uma categoria interessante que o Google criou, foi o do aplicativo mais inventivo que de alguma forma trouxe alguma funcionalidade inovadora, como por exemplo utilizar novas tecnologias ou atender a um público exclusivo e necessitado ou demonstrar um novo tipo de aplicação para dispositivos móveis. Quem ganhou o prêmio foi o aplicativo do jogo Tick Tock: A Tale of Two onde as pessoas jogam em conjunto, cada um com uma cópia do app em seu celular e isso é sensacional pois ajuda as pessoas a interagirem mais entre si e aumentar o nível de diversão e contato com outras pessoas.

Premiação anual de apps do Google
Premiação anual de apps do Google

Restante das categorias e seus vencedores:

Melhor impacto social: "Wisdo"

Aplicativos e jogos que criam um impacto positivo nas comunidades de todo o mundo (com foco em saúde, educação, resposta a crises, refugiados e alfabetização).

Jogo mais Bonito: "SHADOWGUN LEGENDS"

Jogos que exemplificam a arte ou efeitos visuais exclusivos, seja através de imagens criativas e / ou utilizando recursos avançados de API gráfica.

Melhor experiência de sala de estar: "Neverthink: Handpicked videos"

Aplicativos que criam, aprimoram ou permitem uma ótima experiência de sala de estar que une as pessoas.

Standout Build for Billions Experience: Canva: "Graphic Design & Logo, Flyer, Poster maker"

Aplicativos e jogos com desempenho otimizado, localização e culturalização para mercados emergentes.

Melhor aplicativo inovador: SLOWLY

Novos aplicativos com excelente design geral, experiência do usuário, engajamento, retenção e forte crescimento.

Melhor jogo descoberto: MARVEL Strike Force

Novos jogos com excelente design geral, experiência do usuário, engajamento, retenção e forte crescimento.