Não importa se você está procurando as últimas notícias ou a rota de direção mais rápida para algum lugar, o objetivo da Google é tornar seus produtos úteis para todos.

E quando você ativa configurações como Histórico de Localização ou Atividade na Web e de apps, os dados podem tornar os produtos do Google mais úteis para você, como recomendar um restaurante que você possa gostar ou ajudá-lo a continuar de onde você parou em uma pesquisa anterior.

O trabalho da Google também é de manter os nossos dados privados e seguros, além de dar flexibilidade para que nós usuários possamos a qualquer momento dizer NÃO! 

Hoje já é possível usar sua Conta do Google para acessar às configurações e apenas "ligar" e "desligar" as opções de armazenar o Histórico de Localização e da Atividade na Web e de apps e, se preferir, excluir todos ou parte dos dados manualmente.

A Google então introduziu mais uma ferramenta que, até este momento, não está disponível para mim, mas dentro em breve chegará para todos, a opção de exclusão automática que facilitam ainda mais o gerenciamento de seus dados.

Veja como eles funcionam:

Passos para configurar a nova ferramenta de configuração
Passos para configurar a nova ferramenta de configuração



Confesso que antes de escrever este texto, acessei minhas configurações e fui dar uma olhada nas informações armazenadas pelo Google sobre meus dados de localização e navegação na internet. Vai a dica, levando em consideração que provavelmente você não faz isso há muito tempo, termine calmamente sua leitura e CORRA lá nas configurações para dar uma faxina! ;-)

Você poderá com a nova ferramenta, determinar um limite de quanto tempo você deseja que seus dados de atividade sejam salvos, entre 3 e 18 meses e, ainda, os dados mais antigos serão automaticamente excluídos de sua conta de forma contínua.

Esses controles estão chegando primeiro ao Histórico de Localização e à Atividade na Web e de apps e serão lançados nas próximas semanas.

A ideia é permitir que sempre se possa gerenciar nossas próprias informações e dados de uma maneira mais transparente possível. Tudo indica que a Google está comprometida em fazer isso.