A Intel e o Google Cloud anunciaram nesta semana uma parceria estratégica que tem como principal objetivo ajudar os clientes corporativos a implantar aplicativos de modo simples em ambientes no local e em nuvem. As empresas irão trabalhar no Anthos, um novo design de referência baseado no processador Intel Xeon Scalable de 2ª geração e ainda em software Kubernetes otimizada que irá proporcionar uma maior portabilidade de carga de trabalho aos clientes que desejam aproveitar os ambientes de nuvem híbrida.

Levando em consideração que as organizações estejam adotando soluções com várias nuvens para poder impulsionar os seus negócios, muitas companhias continuam em busca para encontrar as soluções de nuvem híbrida que permitem a migração perfeita da carga de trabalho entre nuvens. O design de referência da Anthos irá abordar tal desafio fornecendo uma pilha otimizada para a portabilidade da carga de trabalho, permitindo a implantação de apps em datacenters locais e ainda serviços de provedor de nuvem pública.

Intel e Google anunciam parceria com finalidade de acelerar nuvem híbrida.
Intel e Google anunciam parceria com finalidade de acelerar nuvem híbrida.

"O Google e a Intel desfrutam de uma parceria de longa data focada em fornecer inovação de infraestrutura para os clientes", disse Urs Hölzle, vice-presidente sênior de Infraestrutura Técnica do Google Cloud. "Os ambientes de data center hoje são complexos e a infraestrutura de hardware e software não é 'tamanho único'. Nossa capacidade de colaborar com a Intel e tirar proveito de sua tecnologia e inovação de produtos para oferecer soluções Anthos garante que nossos clientes possam executar seus aplicativos da maneira que melhor lhes convier ".

"Nossa colaboração com o Google no fornecimento das otimizações de infraestrutura e software necessárias para aprimorar sua solução híbrida e de múltiplas nuvens é uma adequação natural à visão da Intel para computação centrada em dados", disse Navin Shenoy, vice-presidente executivo e gerente geral do Data Center. Grupo na Intel Corporation. "Estamos oferecendo uma base de tecnologia da Intel para os clientes aproveitarem seus dados e isso exige a entrega de arquiteturas que podem se estender por vários ambientes operacionais. Essa colaboração oferecerá aos clientes uma opção de soluções otimizadas que podem ser utilizadas tanto no ambiente local quanto no de nuvem. "

Este novo modelo de design será entregue ainda neste ano com uma solução esperada de OEMs e também integradores de soluções no mercado também neste ano.

Fonte: Intel