Neste dia primeiro de abril o Gmail está completando 15 anos e para celebrar a data, o Google está lançando algumas pequenas atualizações, como melhora na função Smart Compose do Gmail e ainda oferecer a possibilidade de agendamento de e-mails.

Em relação ao Smart Compose, que foi revelado pelo Google em maio do ano passado, indica que ele poderá terminar as frases em e-mails. A versão atualizada, conforme o Google, "pode se adaptar à maneira como você escreve", combinando com o estilo de escrita de cada pessoa.

A companhia diz que o Smart Compose é capaz de lembrar o modo preferido de cumprimentar algum contato, porém, não cita maiores detalhes. Para completar, o recurso é capaz de sugerir linhas de assunto baseado no corpo do e-mail.

Gmail inclui agendamento de e-mail no serviço.
Gmail inclui agendamento de e-mail no serviço.

Conforme o Google, o Smart Compose salvou as pessoas de digitar "mais de 1 bilhão de caracteres por semana" na web. O recurso estará disponível em aparelhos Android e chegará aos dispositivos iOS "em breve".

Outra atualização ganha pelo Gmail é a capacidade de agendar mensagens. Para isso será necessário apenas clicar em uma seta ao lado do botão "Enviar" na janela de composição e abrirá o agendador. Será possível escolher entre predefinições como "amanhã de manhã" ou mesmo especificar um dia e hora.

Antes era possível programar e-mail do Gmail através de extensões de terceiros. Agora fica muito mais fácil oferecer o recurso diretamente aos usuários. As atualizações são pequenas, porém podem fazer a diferença em um envio programado e até na confecção das mensagens.