O Google irá liquidar com quatro serviços nos próximos dias: Google+, Allo, Inbox e o encurtador de URL. Tais serviços estão sendo pouco usados, por essa razão, o Google optou pelo fim definitivo deles. De qualquer forma, alguns usuários deverão sentir falta de alguns deles.

O Google Allo é o primeiro da lista a ter fim, sendo que seu desligamento ocorre nesta terça-feira (12). Através dele, a companhia tentou unir os serviços do Assistente e comando de voz em uma tentativa de concorrer com outros mensageiros, como o WhatsApp e Telegram. Como podemos perceber, não deu certo, apesar de ter tido um começo bom.

O Inbox não possui data especifica para ser encerrado, apenas disse que irá acontecer nas próximas semanas. O serviço não possui muitos usuários ativos.

Google irá descontinuar quatro serviços em breve.
Google irá descontinuar quatro serviços em breve.

Já, o encurtador de URL "goog.gl" será encerrado em 30 de março. Os links criados ainda funcionarão, porém, novos não poderão ser criados. O site, atualmente, não permite novas inscrições. A ideia do Google, agora, é investir no Firebase Dynamic Links.

Por fim, a rede social Google+ não caiu no gosto dos usuários. Com o sucesso do Facebook, poucos usuários tiveram interesse em ter uma conta na rede social. Mesmo com algumas tentativas, o Google não conseguiu alavancar o Google+. A ferramenta será descontinuada em 2 de abril.

Vale mencionar que, no ano passado, problemas de segurança envolvendo a plataforma acabaram colocando em risco os dados de milhões de usuários. Nas ultimas semanas a plataforma vem fechando as suas APIs e os usuários já foram notificados sobre o fim do serviço.

Fonte: 9to5google