O Google passou a ter a colaboração da sua estrutura de aprendizado de máquina, o TensorFlow, para treinar filtros de spam adicionais para serem usados no Gmail. Através dos novos filtros que estão sendo usados desde o mês passado, a empresa revelou que o Gmail está bloqueando 100 milhões de mensagens de spam a cada dia.

Levando em conta os mais de 1 bilhão de usuários, o número não é tão relevante, mesmo assim, o Google garante que o Gmail já bloqueia 99,9% do spam.

"Na escala em que estamos operando, um adicional de 100 milhões não é fácil de encontrar", Neil Kumaran, gerente de produto da Counter Abuse Technology no Google, conta à The Verge . "Obter o último bit de spam incremental é cada vez mais difícil, mas o TensorFlow tem sido ótimo para fechar essa lacuna."

Gmail passa a bloquear 100 milhões de mensagens de spam diariamente com auxilio da AI.
Gmail passa a bloquear 100 milhões de mensagens de spam diariamente com auxilio da AI.

O serviço de email do Google utiliza a IA além de filtros baseados em regras. Mesmo que os filtros consigam bloquear os e-mails mais óbvios, o aprendizado de máquina procura novos padrões que podem sugerir que um email não é confiável.

Conforme Kumaran, o TensorFlow facilita o gerenciamento desses dados em escala, e a natureza de código aberto do framework mostra que novas pesquisas da comunidade podem ser integradas rapidamente.

O TensorFlow foi lançado pelo Google em 2015 e acabou se tornando uma parte importante dos negócios de inteligência artificial. A estrutura é gratuita de aprendizado de máquina que permite aos desenvolvedores a criação de ferramentas de inteligência artificial para várias tarefas.

O Google menciona ainda que a integração do TensorFlow ao Gmail irá permitir que seja personalizado de melhor forma os filtros de spam.

"Não há uma definição de spam por aí", acrescenta. Mas a IA poderia ajudar a elaborar a melhor definição para você.

Fonte: The Verge