Uma nova extensão do Google Chrome irá verificar automaticamente se as senhas foram expostas em uma violação de dados. Chamada de Password Checkup, uma vez instalada, a extensão pode verificar todos os logins usados pelo usuário.

Infelizmente, nos últimos tempos, uma série de ocorrências envolvendo violação de senhas surgiu. Com a revelação das violações massivas do arquivo da Coleção 1, que comprometeram tantas senhas diferentes, pode ser bastante difícil de saber o quanto ainda está seguro na rede. A extensão do Google entra justamente para isso.

Nova extensão do Google Chrome faz verificação automática de senhas.
Nova extensão do Google Chrome faz verificação automática de senhas.

Levando em consideração que a Verificação de senha depende do envio de informações confidenciais para o Google, a empresa enfatiza que tudo é criptografado e que não é possível visualizar os dados. As senhas no banco de dados são armazenadas em um formato criptografado e em hash, e todo avisado gerado sobre os seus detalhes é local em sua máquina.

A extensão do Google é gratuita, sendo possível usar o gerador de senhas embutido do Chrome para conseguir gerar uma nova senha caso descobrir que uma das contas tenha sido comprometida.

Para manter-se seguro na rede é essencial sempre manter alguns cuidados como: utilizar um gerenciador de senhas, utilizar uma senha exclusiva para cada site, alterar as senhas afetadas no momento em que for descoberta uma possível violação, e quando possível, ativar a autenticação de dois fatores para os sites que a suportam.

Para quem quiser, ativar a extensão de senha do Chrome também é uma boa alternativa.

Fonte: The Verge