A Wing, startup de entrega de drones de propriedade da Alphabet, anunciou que irá lançar um serviço de teste na Finlândia no próximo ano. Assim, a empresa irá oferecer entregas de 10 minutos dei itens de 1,5 Kg ou menos peso em distâncias de 10 Km na capital do país. As entregas ficarão disponíveis gratuitamente como parte do estudo. Quando for lançado oficialmente a empresa deverá cobrar por isso.

Os testes na Austrália já transportaram vários itens, incluindo burritos, equipamentos domésticos e remédios, agora, porém, a Wing não decidiu o que irá transportar. Atualmente a empresa está recebendo sugestões através do seu site. Os itens em potencial incluem opções de alimentos, analgésicos e produtos essenciais de emergência.

Alphabet disponibiliza teste gratuito de entregas a com drones na Finlândia.
Alphabet disponibiliza teste gratuito de entregas a com drones na Finlândia.

A Wing, além de oferecer entregas mais rápidas a valores mais em conta para empresas e clientes, disse que os seus drones possuem como vantagem a bateria, que em termos ambiental é mais vantajosa que transporte por solo.

Conforme a empresa, 12% das emissões de gases do efeito estufa na Finlândia são resultantes do transporte rodoviário e que suas entregas possuem 22 vezes menos que as alternativas anteriores.

Como rival, a Amazon, que já está realizando testes de entregas com drone "Prime Air" no Reino Unido desde 2016. Por enquanto, nenhuma das empresas realizou testes de larga escala nos Estados Unidos, principalmente em razão das regras de aviação que são bastante rígidas no país.                                                                                           

Fonte: The Verge