O Google pretende tornar os seus headsets e alto-falantes Bluetooth mais fáceis de serem pareados no Android. Assim, agora a Conta do Google pode se lembrar de fones de ouvido compatíveis  com o Fast Pair que foi usado e transferido automaticamente a conexão para outro telefone.

O Fast Pair foi lançado pelo Google em outubro do ano passado, no entanto, a adoção tem sido bastante lenta, mesmo com a JayBirds produzindo alguns headsets Fast Pair. O anúncio do Google também oferece o Fast Pair para Chromebooks no próximo ano, contendo os mesmos recursos.

Google pretende disponibilizar emparelhamento de fones de ouvido Bluetooth em seus aparelhos.
Google pretende disponibilizar emparelhamento de fones de ouvido Bluetooth em seus aparelhos.

A tecnologia Fast Pair do Android permite parear dispositivos Bluetooth de modo rápido e fácil assim que os aparelhos compatíveis estiverem dentro do alcance do smartphones. O uso do recurso é bastante simples. Após ser ativado, quando o usuário aproxima o smartphone de um fone de ouvidos Bluetooth, uma notificação surge na tela indicando a presença dos fones. Assim, basta tocar na notificação e aguardar até que o pareamento ocorra.

Conforme antes, a ativação de fones de ouvido ou alto-falantes compatíveis com o Fast Pair irá gerar automaticamente um pop-up no aparelho Android 6.0+, o que acelera o processo de emparelhamento. Através dessa atualização, a sua Conta do Google irá lembrar dos fones de ouvido em que foi juntado, e após irá levar tais informações para outros smartphones em que o usuários está conectado.

Os AirPods da Apple contam com um processo de emparelhamento bastante semelhante, incluindo a sincronização com um ID da Apple para poder transferir entre os dispositivos.

Fonte: The Verge