Ao que tudo indica, os engenheiros do Google e da Microsoft estão trabalhando para oferecer uma versão do Chrome em execução no Windows em ARM. O 9to5Google encontrou um grande número de commits de engenheiros da Microsoft que colaboram no desenvolvimento do Chrome para Windows 10 em ARM. Tais detalhes seguem as declarações de um executivo da Qualcomm que revelou no mês passado que a fabricante de chips estava desenvolvendo uma versão ARM do Chrome para Windows 10.

Para a Qualcomm, bem como Microsoft e Google, uma versão nativa do Chrome para o ARM faria muito sentido. Vale mencionar que o Chrome é um dos aplicativos para desktops mais populares disponíveis no Windows 10 e, sem possui uma versão nativa do ARM, fica mais difícil considerar os dispositivos Windows 10 com capacidade para ARM.

Google e Microsoft trabalham no Chrome para Windows em ARM.
Google e Microsoft trabalham no Chrome para Windows em ARM.

No passado, a Microsoft retirou o instalador do Google Chrome da Windows Store, já que violava a política de armazenamento. Estas polícias acabam por restringir os navegadores rivais do próprio mecanismo de renderização Edge da Microsoft, em especial aos produtos "que navegam na Web devem usar os mecanismos HTML e JavaScript apropriados fornecidos pela Plataforma Windows." 

Agora, caso a Microsoft continue com suas regras, o suporte nativo ao Chrome para Windows no ARM não será encontrado na Windows Store. Para completar, o trabalho envolvido entre Microsoft e Google pode colaborar no desempenho de aplicativos baseados em eletrônicos. 

Google e Microsoft também estão trabalhando para conseguirem adicionar uma opção de inicialização dupla do Windows 10 aos Chromebooks. Vamos aguardar as novidades e ver o que as companhias estão realmente preparando.

Fonte: The Verge