O modo escuro chegou para prolongar a duração da bateria em smartphones com telas OLED. A medida é eficaz em aparelhos Android e também no iPhone. O fato ocorre porque os pixels individuais precisam trabalhar menos em áreas escuras da tela, e basicamente não usam nenhum suco para exibir o preto verdadeiro.

O Google confirmou isto durante o Android Dev Summit nesta semana, mostrando vários slides que comparam o consumo de energia de várias cores diferentes. A empresa usou o seu Pixel como demonstrativo.

Gráfico mostrado pelo Google.
Gráfico mostrado pelo Google.

O branco é que consome mais energia, o que fez com que o Google reconheça que a proeminência do branco em seus próprios aplicativos e nas diretrizes de estilo é bastante inferior que o ideal.

A companhia, que reconhece a situação, está testando o recurso de modo escuro em várias ferramentas.

Levando em consideração o app do YouTube, um dos poucos para Android que conta com o modo escuro, o Google mostrou um gráfico que mostra o uso do aplicativo em seu design natural, e que o dark mode pode economizar até 60% de uso de bateria, o que pode fazer bastante diferença em um dia.

Gráfico mostrado pelo Google.
Gráfico mostrado pelo Google.

Mesmo que não esteja no mesmo ritmo que outras fabricantes, como a Samsung, o Google, ao menos, está reconhecendo que ter todos os aplicativos baseados na cor branca pode não ser o ideal para seus usuários, e proporcionar outra opção pode ser uma boa saída.

Como podemos perceber, para ter uma maior durabilidade da bateria, o modo escuro é a melhor alternativa. Assim, tente usar tal modo na maioria dos aplicativos se quer garantir a vida útil da bateria do seu celular.

Fonte: The Verge