A investigação antitruste da UE sobre o Google AdSense está chegando ao fim, segundo Margrethe Vestager, comissário da UE. "Estamos nos aproximando do fim da investigação", disse Vestager, de acordo com a Reuters.                                                         

O final da investigação está sendo bastante aguardado, já que isso pode levar a Alphabet, que é dona do Google, a receber uma multa bastante alta. A UE já deu uma multa de 2,4 bilhões de euros à empresa por demitir serviços concorrentes de compras em buscas e ainda uma multa de 4,34 bilhões de euros por restrições ilegais em relação ao uso do Android.

Investigação da UE sobre Google AdSense está encerrando.
Investigação da UE sobre Google AdSense está encerrando.

Em relação ao Google AdSense, a investigação visa determinar se o Google abusou de sua posição dominante para reprimir a concorrência no mercado. O Google nega as acusações, mas a Vestager e a UE acreditam que a empresa tenha impedido que terceiros fizessem uso da sua ferramenta de publicidade para poder mostrar anúncios de busca dos concorrentes da gigante de buscas.                                                                         

Vestager é um dos políticos mais reconhecidos no que diz respeito ao mundo tecnológico. Ele liderou a acusação contra os gigantes da tecnologia e tem estado presente em casos em casos de concorrência ilegal.

Ao que tudo indica, o caso do Google AdSense será a parte final da luta em controlar a empresa pela UE. Mesmo assim, a UE não deve parar por aí, principalmente pelo alto desempenho de Vestager em sua força de sondagem das grandes empresas de tecnologia.

Fonte: The Next Web