O Gboard recebeu suporte a digitação por Código Morse no iPhone e no Android. O recurso em questão foi desenvolvido pelo Google em parceria com a especialista em tecnologia assistiva Tania Finlayson. A finalidade é tornar a digitação em smartphones mais acessível para as pessoas que possuem alguma deficiência. O recurso, até então, está disponível somente em inglês, porém possui sugestões de palavras em português.

O Código Morse foi criado por Samuel Morse em 1825 e trata-se de um sistema que utiliza sinais codificados para apresentar letras, algarismos e pontuação. Tudo acaba sendo transmitido através de sequências de pontos curtos, longos e espaços.

Gboard ganha suporte a código Morse para Android e iOS.
Gboard ganha suporte a código Morse para Android e iOS.

A introdução da linguagem no Gboard foi realizada em parceria com Tania Finlayson, que nasceu com paralisia cerebral e utiliza o código para manter comunicação desde os anos 80. A especialista é co-desenvolvedora do TandemMaster, um dispositivo criado com o auxílio do seu irmão para poder interagir com o restante do mundo.

"Ao trabalhar de forma bem próxima à equipe, eu ajudei a desenvolver o layout do teclado, a adicionar sequências Morse à sugestão automática exibida sobre o teclado e a criar as definições para que o Gboard permita às pessoas usarem o código Morse em vez do teclado tradicional para digitar texto", disse Tania Finlayson.

Na versão para o seu sistema operacional Android, o Google permite conectar dispositivos externos ao smartphone, com o intuito de gerar comandos por pessoas com alguma restrição motora. A empresa ainda libera de forma gratuita o código-fonte da funcionalidade.

Quem quiser usar o Código Morse no Gboard precisa ter o idioma inglês dos Estados Unidos instalado no celular. O Google, para facilitar o aprendizado das pessoas com a linguagem, desenvolveu um jogo para celulares e computador.

Para conhecer um pouco mais da história de Tania Finlayson, veja o vídeo abaixo: