O Google, como bem sabemos, lançou a nova versão do seu Android já faz algum tempo, porém, boa parte dos aparelhos ainda não recebeu a atualização para o Android Oreo. Até então, apenas 5% dos aparelhos do mercado receberam a atualização.

O sistema do Google está presente em milhares de aparelhos de várias marcas e roda versões diferentes, algumas delas, inclusive, defasadas. Para tentar sanar o problema, a companhia vem implementando melhorias e intensificando a ideia de que as fabricantes utilizem em seus aparelhos sempre com a versão mais recente do seu software. O Google, agora, encerrou a certificação de aparelhos com Android Nougat.

Google encerra certificação de aparelhos com Android Nougat.
Google encerra certificação de aparelhos com Android Nougat.

Deste modo, as fabricantes devem agora lançar aparelhos já equipados com Android Oreo. Como é de praxe, todas as empresas precisam certificar os seus aparelhos junto ao Google para poder ter acesso a aplicativos e serviços da Google Play. Assim sendo, esta é uma forma da empresa aumentar a pressão para o aumento do Android Oreo.

No ano passado, vale mencionar, a empresa encerrou a certificação de aparelhos com Android Marshmallow no final de janeiro. Assim, a empresa estendeu o prazo até março para que as fabricantes tivessem tempo de adaptação.

A expectativa, agora, é que tenham novos aparelhos sendo lançados com o Android Oreo, incluindo os de entrada com Android Go e intermediários com Android One.

Mesmo com a boa notícia, muitas pessoas acreditam que ainda haverá aparelhos sendo lançados com o Nougat no mercado. Isso tudo porque muitas fabricantes podem ter certificado os seus aparelhos antes do prazo final. De qualquer forma, a medida do Google é bastante válida, já que os próximos lançamentos deverão chegar já com o Oreo.

E o seu aparelho, já recebeu a atualização para o Android Oreo?