O Google anunciou nesta semana que o Google Go chegará para 26 países na África. O aplicativo tem como função facilitar a busca pelos conteúdos na web em smartphones com pouca memória RAM ou mesmo em conexões de redes instáveis.

O aplicativo em questão integra um conjunto de aplicações da iniciativa Android Go, uma versão simplificada do Oreo direcionada para aparelhos de entrada, comuns em mercados emergentes.

O Google Go foi anunciado em 2017, porém, estava disponível somente na Índia. Agora, no entanto, irá chegar também na África e, quem sabe, desembarque no Brasil.

Ele está disponível para aparelhos que executam o Android v4.3 (Jely Bean) ou superior e ainda oferece a mesma experiência que o aplicativo original, garante o Google. O Google Go ocupa menos de 5 MP no armazenamento.

Aplicativo Google Go é lançado em 26 países da África. Acredita-se que o aplicativo possa também desembarcar no Brasil em breve.
Aplicativo Google Go é lançado em 26 países da África. Acredita-se que o aplicativo possa também desembarcar no Brasil em breve.

Para completar, ele utiliza a versão mais recente do algoritmo de compactação do Google, o que proporciona resultados da pesquisa que usam 40% a menos de dados. Os resultados da busca são armazenados em cache no dispositivo para que o usuário possa acessar mesmo que de modo offline.

Através do Google Go é mais rápido realizar pesquisas. Ele é capaz de carregar resultados instantaneamente enquanto o usuário digita e sugestões de palavras inteligentes ajudam a encontrar o que é desejado com o mínimo de digitação. Para completar, os ícones da página inicial também colaboram para a descoberta de novos conteúdos.

A pesquisa por voz também é possível através do Google Go, que acabou sendo aprimorada para melhor funcionamento em conexões lentas.

Agora, o Google Go está presente em 26 países da África Subsaariana através da Google Play Store. Ele também chegará equipado em todos os dispositivos com Android Oreo (edição Go).