Atualmente, a Google já utiliza a inteligência artificial para reconhecer todos os tipos de imagens, porém a partir de agora, a tecnologia além de conseguir identificar as fotos pelas imagens que continham, também vai conseguir diferenciar se é de boa ou má qualidade.

Os computadores da Google, através do deep learning, estão passando por uma fase de treinamento para identificar o que agrada a maioria das pessoas em uma imagem. O processo é conhecido como Neural Image Assessment (NIMA), em português significa avaliação neural de imagem, e vem sendo utilizado na identificação de fotos com melhor qualidade de imagem.

IA da Google prevemos a distribuição das notas de opinião humana usando uma rede neural convolutiva
IA da Google prevê a distribuição das notas de opinião humana usando uma rede neural convolutiva.

"Nossa abordagem difere de outras na medida em que prevemos a distribuição das notas de opinião humana usando uma rede neural convolutiva. (...) Nossa rede resultante pode ser usada para não apenas marcar imagens de forma confiável e com alta correlação com a percepção humana, mas também para auxiliar na adaptação e otimização de algoritmos de edição e aprimoramento de fotos em uma pipeline fotográfica", ressaltam os pesquisadores responsáveis pelo projeto.