O Google acaba de anunciar três novos aplicativos de fotografia: Storyboard (exclusivo para Android), Selfissimo! (iOS e Android) e Scrubbies (apenas iOS). Os lançamentos fazem parte de um novo programa chamado "appsperiments", inspirado pelo aplicativo Motion Stills, lançado no ano passado, e que tem o poder de transformar suas live photos em GIF's (se você ainda não conece o Motion Stills clique aqui para pegá-lo no Android ou aqui para baixá-lo no iOS).

Os novos aplicativos tem como objetivo levar a tecnologia em desenvolvimento no Google até o seu telefone transformando aplicações experimentais em aplicativos reais para as pessoas. Assim como o Motion Stills, o trio que chegou hoje às lojas são aplicativos totalmente funcionais, mas "construídos através de tecnologia experimental" que o Google continuará a desenvolver ao longo do tempo.

S
Motion Stills em ação

A justificativa da empresa para essa nova ideia de lançar produtos em caráter experimental é simples: Assim como os programas Beta tem a missão de ajudar os desenvolvedores a encontrar erros e fazer melhorias, os aplicativos experimentais irão fornecer dados para que o Google saiba como os recursos estão se saindo na prática e assim melhorar os recursos implementados (reconhecimento de objetos, segmentação de pessoas, algoritmos de estilização, codificação e decodificação mais eficiente de imagens, entre outras coisas).

Já fazer os apps experimentais lidarem exclusivamente com fotos também tem uma explicação bem plausível. Segundo o Google, hoje há mais de 2 bilhões de smartphones no mundo, cada um equipado com uma câmera capaz de capturar fotos e vídeos com uma qualidade que até pouco tempo atrás era impensável. Antes as capturas eram feitas somente através dos sensores óticos, onde se capturava a luz e depois a transformava em pixels. Mas agora as câmeras mais recentes vão além: elas têm a capacidade de misturar hardware e algoritmos computacionais para criar composições totalmente novas.

Agora já imaginou se os 2 bilhões de aplicativos passam a rodar os apps e enviar estatísitcas para o Google? É o cenário perfeito para qualquer desenvolvedor do mundo. Esse Google é foda.

Bom, mas falando das aplicações em si, o resultado da vez são esses 3 carinhas aqui:

Storyboard

Exclusivo para Android, este aplicativo transformará seus vídeos em composições no formato de storyboards, aqueles mesmos que são criados na pré-produção cinematográfica, comerciais, revista em quadrinhos, etc. Para fazer este efeito é só gravar um vídeo normal (ou pegar algum já gravado em sua galeria) e carregá-lo no aplicativo.

O Storyboard irá então selecionar automaticamente os quadros mais interessantes do video e aplicar um dos seis estilos visuais possíveis (colorido, preto e branco, etc.). Depois, caso tenha gostado do resultado, você salva o quadrinho que foi gerado ou, se não gostou, puxa para baixo para gerar uma outra versão em questão de segundos. Faça isso até encontrar uma que lhe agrade, já que existe, aproximadamente, 1,6 trilhão de possibilidades diferentes!

Para baixá-lo no seu Andorid este é o link

d

Selfíssimo!

Disponível para iOS e Android este aplicativo vem para ser um fotógrafo automático que irá ter a missão de capturar uma elegante foto sua em preto e branco. Para ver a magia acontecer é só tocar na tela para iniciar uma sessão de fotos e depois deixar o fotógrafo te guiar.

O aplicativo vai te dizer qual o melhor momento para uma captura sempre que você parar de se mexer. Tire diversas fotos e quando estiver pronto toque na tela para finalizar a sessão e rever as imagens resultantes. Você pode salvar algumas, escolher as melhores ou então salvar todo o ensaio fotográfico.

Para baixar no Android este é o link e para baixá-lo no iOS este é o link.

f

Scrubbies

E por último, mas não menos importante, temos este daqui, exclusivo para sistemas iOS onde você poderá manipular facilmente a velocidade e a direção de reprodução de vídeos, gerando loops que destacam ações, capturam rostos engraçados, etc.

Para começar jogue um vídeo no aplicativo e depois remixe-o da mesma forma que faz um DJ (Exceto o DJ Jesus Luz que é fake).

O link para a appstore é este daqui.

gf

Conta aí nos comentários se você já vai correr para baixar algum e quais são suas primeiras impressões sobre as novidades do Google.