Uma nova ferramenta estaria sendo testada pelo Google Maps com o intuito de avisar os passageiros de ônibus, metrôs ou de trens, o momento exato em que o usuário precisa descer do transporte público.

A ferramenta em teste, descoberta pelo site TechCrunch, avisa o usuário por meio de uma notificação no momento em que ele chega ao seu destino. A notificação seria enviada mesmo quando o smartphone está com a tela bloqueada, os alertas são emitidos pelo app do Google sem que o aplicativo esteja aberto na tela.

De acordo com as informações da publicação, a ferramenta é ativada assim que o usuário definir a rota no app, clicando na opção "Iniciar" que aparece na parte inferior da tela. Com a ferramenta ativada, o aplicativo passa a enviar notificações em tempo real do trajeto, mesmo quando o dispositivo está bloqueado. Desta forma, o usuário consegue saber exatamente o local em que deve descer.

Google Maps testa ferramenta que notifica o usuário no momento em que chega ao seu destino
Google Maps testa ferramenta que notifica o usuário no momento em que chega ao seu destino.

A ferramenta visa auxiliar pessoas que circulam em cidades desconhecidas utilizando transporte público. Além disso, o recurso vai auxiliar também aqueles passageiros que gostam de dormir durante a viagem, despertando o usuário no momento em que chega ao destino.

A novidade faz uso do GPS do smartphone, com isso, a função do Maps é mais precisa. Com a nova ferramenta o app Google Maps vai oferecer um serviço semelhante a todos os seus usuários, desde aqueles que o utilizam para dirigir, como os que fazem uso do transporte público e até quem caminha pela cidade.

Até o momento não se tem informações sobre quando a função será liberada para todos e se chegará tanto para dispositivos Android como dispositivos com iOS (iPhones).