Nesta terça-feira (05), a Google, após passar um mês testando a versão beta do aplicativo Files Go, liberou a versão oficial da ferramenta que visa auxiliar na organização e no gerenciamento de arquivos de forma inteligente no smartphone.

De acordo com a companhia, o app utiliza uma abordagem voltada na liberação de espaço em dispositivos móveis, além de contribuir na localização de arquivos de forma mais ágil e de facilitar o compartilhamento com outras pessoas.

Em testes realizados, os usuários conseguem uma economia de 1 GB de espaço de armazenamento e no compartilhamento de arquivos com outras pessoas não fazem uso de nenhum dado, através de um recurso da ferramenta que permite o compartilhamento de forma off-line, realizando a transmissão via Wi-Fi.

Caesar Sengupta, Vice-presidente da equipe Next Billion Users do Google em comunicado sobre o aplicativo, informou "Com o número crescente de imagens, vídeos, apps e documentos que vão se acumulando, tudo acaba se transformando em uma bagunça: fica difícil encontrar o que você precisa quando mais precisa, e seu smartphone fica lento e começa a falhar. Todos acabamos chegando a esse ponto em que é necessário escolher o que salvar e o que excluir".

Google libera app Files Go
Google libera app Files Go

App Files Go auxilia os usuários em diversas tarefas e ocupa somente 6 MB de espaço. Com o app instalado, o usuário passa a receber informações referentes a quais arquivos excluir, como é o caso de aplicativos não mais utilizados, arquivos que se encontram duplicados, memes e vídeos com baixa resolução detectados com a utilização da tecnologia Mobile Vision, para liberação de espaço.

Facilita na localização de arquivos, uma vez que o app faz uso de filtros inteligentes para organizar de forma automática as imagens, vídeos, documentos, apps, para que o usuário consiga localizar de forma mais rápida os seus arquivos.

Para fazer backup na nuvem, basta selecionar o menu "Arquivos " e então, fazer o backup dele no Google Drive, ou em outro app de armazenamento na nuvem de sua preferência. Além disso, como já citado anteriormente, o usuário pode compartilhar arquivos offline, basta aproximar o smartphone do outro smartphone o qual deseja transferir o arquivo e realizá-lo sem utilizar um dado móvel. As transferências são rápidas até 125 Mbps, gratuitas e criptografadas.

Disponível no mundo todo, o app pode ser baixado na Google Play Store, em smartphones com Android 5.0 (Lollipop) ou em versões posteriores.