A Google possui um sistema próprio de rastreamento de dispositivos, funcionalidade benéfica em casos de roubo de smartphones ou em casos em que o próprio usuário perde o telefone. No entanto, antes mesmo do Android contar com essa função nativa, outros aplicativos já traziam este recurso, como é o caso do Cerberus.

Entretanto, para a Google o Cerberus vem fazendo tão bem o seu trabalho que a companhia resolveu notificar o aplicativo.

 

Aviso enviado pela Google para os responsáveis pelo aplicativo Cerberus
Aviso enviado pela Google para os responsáveis pelo aplicativo Cerberus

O aplicativo funciona em segundo plano de forma camuflada, ocultando a sua atividade do usuário, uma estratégia muito positiva uma vez que em casos de roubo, o ladrão não pode ficar sabendo da existência do aplicativo que possibilita encontrar o smartphone.

Sendo assim, a Google considerou o comportamento do app semelhante ao de um software mal intencionado e passou a notificar o aplicativo informando aos desenvolvedores do Cerberus que o app viola as Diretrizes de Comportamento de Malware da Play Store.  Além disso, a Gigante deu um prazo de sete dias para que o responsáveis pelo aplicativo se manisfestem.