Os carros autônomos estão cada vez ganhando mais notoriedade, e muitas empresas já estão investindo pesado neles. Porém, ao que tudo indica, no Brasil esses modelos deverão demorar um pouco mais a chegar.

O engenheiro do Uber da divisão de carros autônomos, ex-Google, Steven Choi, em uma palestra em São Paulo, acabou chamando a atenção dos brasileiros ao dizer que os carros autônomos não funcionariam no Brasil pelo desrespeito dos motoristas quanto às leis de trânsito.

Engenheiro de carros autônomos comenta sobre desrespeito as leis de trânsito no Brasil.
Engenheiro de carros autônomos comenta sobre desrespeito as leis de trânsito no Brasil.

"Muitos carros passando no farol vermelho, pessoas atravessando fora da faixa. Os brasileiros precisam seguir as regras para ter carros autônomos; caso contrário, não vai funcionar."

Os veículos autônomos são controlados basicamente por inteligência artificial, e eles aprendem com o que acontece ao seu redor. Deste modo, eles são programados para parar quando um pedestre atravessar a rua de modo repentino, porém, por aqui, isso iria acontecer várias vezes, e faria com que o robô aprendesse de modo errado.

Mesmo assim, o engenheiro cita que o Brasil está preparado para receber os benefícios dos carros autônomos. Conforme ele, as empresas que trabalham nesta tecnologia têm como principal objetivo salvar vidas, já que os acidentes de trânsito são as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Choi ainda garante que a tecnologia é mais segura do que se o carro fosse guiado por um humano. "Quando o primeiro trem a vapor começou a rodar, as pessoas estavam céticas. Elas usavam cavalos e carruagens para se locomover." ... "Quando o avião nasceu, muitas pessoas tinham medo de voar, mas hoje é bastante comum. As pessoas superaram essas barreiras".