O Google optou por desativar definitivamente a função que habilitava o Home Mini através de uma superfície sensível ao toque um defeito no recurso que fazia com que o dispositivo pudesse espionar os seus usuários.

"Tomamos essa decisão para evitar qualquer confusão e te dar total paz de espírito enquanto estiver usando seu Mini", disse a companhia através de sua página de suporte. "A atualização terá sido liberada completamente até o fim de 15 de outubro de 2017".

Deste modo, os usuários não conseguirão mais controlar o assistente doméstico sem o uso de comandos de voz. Para ativar o Home Mini será necessário dizer "Hey, Google" ou "Ok, Google" e ainda usar tais chamamentos em conjunto com comandos como "pause", "toque" ou "pare" para controlar a reprodução de alguma música.

Função que permitia que assistente do Google virasse espiã é desativada.
Função que permitia que assistente do Google virasse espiã é desativada.

O problema foi descoberto por um jornalista de tecnologia no último final de semana, e a questão era realmente séria, tanto que o Google resolveu o problema o mais rápido possível. Artem Russakovskii percebeu que o Home Mini utilizado em seus testes passava dia e noite gravando tudo ao redor e ainda armazenava os conteúdos nos servidores do Google.

A companhia recolheu a unidade assim que foi alertada e ainda liberou uma atualização que suspendia o acesso através da superfície sensível ao toque, já que o defeito fazia com que ela ficasse sensível demais. O jornalista, inclusive, conseguiu ativá-la com simples batidas na parede.

O Google, após ser comunicado sobre o problema, informou publicamente que iria encontrar uma medida para solucionar a questão. Agora, no entanto, a empresa informou o que faria: "Decidimos remover permanentemente todas as funcionalidades de toque no Google Home Mini."