O Google anunciou, nesta quinta-feira (11), que as ferramentas de inteligência artificial do Google Fotos estarão disponíveis para qualquer usuário do aplicativo, sem necessidade de assinatura. Estamos falando de três recursos: o Magic Eraser, Photo Unblur e Portrait Light, que oferecem edições avançadas e devem ser liberados a partir do próximo mês.

Conheça as ferramentas de IA do Google Fotos

O Magic Eraser consegue remover qualquer coisa que tenha atrapalhado sua foto, incluindo pessoas no fundo, carros em movimento, objetos e muito mais, sendo bastante útil para criar aquela "foto perfeita".

O Photo Unblur, por outro lado, serve para aprimorar fotos borradas usando aprendizado de máquina, enquanto o Portrait Light pode ajustar a luz em imagens capturadas no retrato.

Ferramentas de IA do Google Fotos
Ferramentas de IA do Google Fotos

Junto com essas ferramentas, o Google também está disponibilizando o Magic Editor, que usa inteligência artificial avançada para realizar edições complexas, como reposicionar pessoas, mudar a cor do céu e preencher espaços, por exemplo.

No entanto, a empresa vai oferecer apenas 10 edições gratuitas por mês no Magic Editor. Para ultrapassar esse limite, você precisa de um dispositivo Pixel ou um plano Google One Premium com, no mínimo, 2 TB de armazenamento.

Disponibilidade

As ferramentas de inteligência artificial do Google Fotos começarão a ser disponibilizadas para todos os usuários a partir de 15 de maio. Os novos recursos estarão disponíveis em celulares com Android 8.0 ou posterior; iPhones com iOS 15 ou posterior (com pelo menos 3 GB de RAM) e tablets Pixel.