O Google Fotos está ganhando um recurso que agrupa fotos semelhantes no feed de imagens do aplicativo. Hadlee Simons, do site Android Authority, relata que o celular Pixel 8 ganhou uma atualização do Google Fotos que traz um recurso chamado "Photo Stack", que realiza o agrupamento de imagens semelhantes.

Google Fotos agora permite agrupar fotos semelhantes no feed

Recentemente, no subreddit "Pixel8phones", o usuário "alexandriaofwar" publicou uma captura de tela mostrando o recurso "Photo Stack" do Google Fotos em funcionamento. Ele relata que essa funcionalidade ajudou a manter sua biblioteca de fotos mais limpa, pois por vezes há casos em que se tira várias fotos de uma mesma coisa na tentativa de obter o registro perfeito.

Captura de tela demonstrando o funcionamento do recurso Photo Stack do Google Fotos em um celular Pixel 8. Fonte: Reddit
Captura de tela demonstrando o funcionamento do recurso Photo Stack do Google Fotos em um celular Pixel 8. Fonte: Reddit

O Photo Stack do Google Fotos tem a função de formar grupos de imagens semelhantes para exibir uma única miniatura delas no feed de imagens do aplicativo. Infelizmente ainda não se sabe muitos detalhes sobre o recurso, mas acredita-se que ele ainda selecione a melhor imagem para permitir que as outras sejam excluídas.

Outro ponto que ainda é desconhecido está relacionado à existência de um número máximo de imagens semelhantes para realizar o agrupamento, pois na captura de tela no Reddit só é mostrado um exemplo com cinco imagens juntas.

Lançamento e disponibilidade

O Photo Stack do Google Fotos está sendo lançado para os celulares Google Pixel no momento, mas ainda não se sabe quando o recurso será disponibilizado para smartphones de outras fabricantes.