O Google Fotos é um aplicativo completo de fluxo de trabalho de fotos do consumidor para dispositivos móveis e Web. Ele permite fazer backup, organizar, editar e compartilhar automaticamente suas fotos digitais.

Seu diferencial é a inteligência artificial que produz automaticamente conteúdo artístico a partir de suas fotos. O aplicativo também oferece maneiras poderosas de encontrar fotos em sua coleção com base nas pessoas ou objetos neles ou no local fotografado.

Diante da sua importância, é natural que os usuários se preocupem com a segurança dos seus arquivos. Afinal, alguém pode ter acesso às suas imagens no Google Fotos? Um hacker pode vazar as imagens? Descubra a seguir.

Quem pode ver minhas fotos no Google Fotos?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em suma, as imagens carregadas no Google Fotos são privadas e só podem ser visualizadas por você. A única exceção é se você decidir compartilhar as mesmas com outras pessoas, como, por exemplo, com os seus amigos ou familiares. Você pode usar o recurso Álbum compartilhado do Google Fotos para fazer isso.

Como ver quem visualizou as minhas fotos?

O Google mantém todas as fotos e vídeos enviados para o Google Fotos privados. Sendo assim, você é o único que pode vê-las, a menos que opte por compartilhar as imagens com outras pessoas.

Esse compartilhamento ocorre via um link de convite, que você pode enviar para tornar seu conteúdo visível às outras pessoas. Inclusive, é você quem escolhe as pessoas específicas que deseja convidar. Dessa forma, você mantém o controle de quem tem acesso às suas fotos.

Após receber o convite, a pessoa pode visualizar as suas imagens, acessando a guia Compartilhamento localizada no app. A foto do perfil deles aparecerá no álbum compartilhado. Porém, apenas quando o usuário estiver online, é que ela vai ficar em destaque no canto superior.

Em suma, esse é um jeito de saber quem viu seu as imagens disponíveis no seu Google Fotos. Depois que eles visualizarem seu álbum, a foto do perfil deles aparecerá ao lado do último álbum visto ou comentário feito.

O Google também envia uma notificação de que uma pessoa específica visualizou o álbum compartilhado pela primeira vez. No entanto, não haverá notificação se a mesma pessoa visualizar a foto novamente.

Por fim, é importante dizer que a pessoa que tiver um link para o seu álbum pode compartilhá-lo com outras pessoas. Portanto, você deve ter cuidado com quem compartilha essas informações, pois você não será notificado quando o link for compartilhado.

Como controlar quem vê o seu Google Fotos?

Para limitar o acesso às suas fotos compartilhadas, você pode decidir quem terá permissão para ver os seus álbuns compartilhados. Para isso, basta adicioná-los ao álbum, ao invés de enviar um convite geral para o Google Fotos.

Além disso, qualquer pessoa adicionada ao álbum pode inserir outras pessoas para ver o conteúdo. Com as notificações ativadas, o Google informará quando um novo usuário for adicionado. Nesse sentido, apenas quem você convidou (e qualquer pessoa que eles possam, por sua vez, convidar) poderão ver o seu Google Fotos.

Você também pode decidir se os outros usuários podem adicionar fotos ao álbum. Se você preferir impedi-los de adicionar imagens ao álbum, você pode desativar Colaboração na opção Configurações. Se você remover alguém de um álbum compartilhado, as fotos que essa pessoa adicionou também serão removidas.

Como controlar quem acessa o Google Fotos via link de compartilhamento?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

O Google gera um URL exclusivo que possibilita que você compartilhe as suas imagens com pessoas que não têm fotos no Google. Nas configurações do Google Foto, você pode desativar o compartilhamento de links, impedindo que qualquer pessoa use o URL para acessar suas imagens.

Para fazer isso, acesse:

  1. Abra a Biblioteca do Google Fotos;
  2. Em seguida, selecione o álbum compartilhado;
  3. Logo após, navegue até o menu de 3 pontos no canto superior direito e escolha Opções;
  4. Depois, acesse Compartilhamento de links > Excluir link.

Ao fazer esse processo, o link será excluído. Ademais, se você ainda quiser compartilhar a foto, mas não com todos que têm o link, você sempre pode redefini-lo. Para fazer isso, desative o compartilhamento de links e ligue-o novamente. Nesse caso, o Google terá gerado um novo link para o seu álbum.

Como ver quem baixou suas fotos do Google?

Atualmente, não há como saber se alguém baixou as imagens disponíveis no seu Google Fotos. Mesmo após parar de compartilhar o álbum, qualquer pessoa que tenha baixado uma foto anteriormente, ainda a terá.

Como impedir que alguém veja o Google Fotos

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Você pode impedir que uma pessoa específica veja as suas imagens na plataforma. Para retirar o seu acesso, siga as etapas a seguir:

  1. Abra o Google Fotos;
  2. Em seguida, navegue até Opções;
  3. Feito isso, escolha Membros e encontre o nome da pessoa;
  4. Depois, clique no menu de 3 pontos ao lado do nome, e toque em Remover pessoa;
  5. Por fim, você será solicitado a confirmar a operação, pressionando Remover pessoa novamente.

A partir da remoção do usuário, qualquer foto compartilhada, bem como os seus comentários, serão removidos do álbum compartilhado.

Como parar de compartilhar um álbum no Google Fotos?

Para garantir que ninguém possa visualizar o seu Google Fotos, você pode parar de compartilhar o álbum. Nesse caso, você precisará remover todos do álbum e, em seguida, desativar o compartilhamento de links.

Abaixo, veja o passo a passo:

  1. No Google Fotos, abra o álbum compartilhado;
  2. Em seguida, toque em Mais > Opções;
  3. Feito isso, role até a primeira pessoa da lista e em > Mais;
  4. Toque em Remover pessoa;
  5. Repita o processo com todos os participantes do álbum;
  6. Logo após, navegue até Mais e depois em Opções no álbum;
  7. Por fim, acesse o Link Compartilhado e desative o mesmo.

Pronto! Agora somente você terá acesso ao seu Google Fotos.