O jogo de cartas PokeZoo está enfrentando um processo judicial da Nintendo. A empresa está acusando o jogo de uso indevido de elementos visuais e nomes relacionados à série Pokémon. O PokeZoo registrou sua marca em novembro de 2021, mas só agora recebeu uma ordem de parada por parte dos advogados da Nintendo. Esse caso chama a atenção por conta da recente polêmica Palworld, que também tem sido ameaçada pela Nintendo.

Nintendo processa jogo por copiar Pokémon, mas não é Palworld

Semelhanças encontradas entre Pokémon, da Nintendo, e Poke Zoo
Semelhanças encontradas entre Pokémon, da Nintendo, e PokeZoo

No caso do PokeZoo, uma das artes registradas possui elementos muito semelhantes aos do Pokémon. O título do jogo em fonte amarela, uma criatura que se parece com o Pokémon Gengar e uma Pokébola nas cores da Fastball, que existem no jogo, são alguns exemplos. Além disso, o marketing do PokeZoo utiliza o termo Pokémon em alguns de seus anúncios, onde vende pacotes digitais de cards com preços que variam entre US$ 1 e US$ 40 mil.

Por enquanto, o Palworld não está enfrentando problemas judiciais. Apesar de a The Pokémon Company ter emitido um comunicado, não há garantias de que um processo será aberto contra o jogo, e não há provas concretas de que ele tenha utilizado elementos pertencentes à série Pokémon.

O Palworld é um jogo lançado recentemente para consoles Xbox e PC. Ele combina elementos inspirados em Pokémon e Minecraft, permitindo que os jogadores capturem e criem diversos monstrinhos que trabalham em sua fazenda, plantações e fábricas. O jogo também possui combates em tempo real e a jogabilidade é em terceira pessoa, com exploração de mundo aberto.