O The Game Awards é a maior premiação da indústria dos videogames. Ano após ano, o evento, idealizado e apresentado por Geoff Keighley, elege os melhores títulos do ano em diversas categorias, incluindo a de melhor direção e melhor jogo. A edição de 2023 acontece em 7 de dezembro, mas como funcionam os votos da premiação? Hoje, vamos te explicar como a crítica ao redor do mundo escolhe os vencedores do TGA.

Os jogos indicados

A primeira parte do processo é a indicação dos jogos em cada uma das categorias do The Game Awards. Os títulos são escolhidos através de veículos especializados do mundo inteiro, que enviam uma lista com 5 jogos para cada categoria presente na premiação.

Após todos os veículos selecionados enviarem seus votos, os organizadores do evento verificam os 5 títulos mais votados em cada categoria, formando assim a lista completa dos indicados. No que diz respeito à categoria de melhor jogo do ano, nas últimas edições, o The Game Awards apresentou uma lista com seis indicados.

A votação para os melhores do ano

A parte mais importante é, obviamente, a votação, e é aqui que temos inclusive a explicação para muitas polêmicas ou "injustiças" que podem ocorrer no evento. É normal que muitos jogadores apontem indicados ou vencedores como títulos que não mereciam tal reconhecimento, porém, o sistema de votação acontece em um formato que automaticamente dá espaço para discussões como essas.

Uma vez que os indicados foram revelados, os veículos escolhidos ao redor do mundo recebem a lista para a votação final. É importante ter em mente que não importa quantos redatores façam parte da equipe, cada veículo tem o mesmo peso em cada categoria. Por exemplo, se uma redação conta com 10 redatores e outra conta com 5, ambos os veículos terão apenas um único voto por categoria, já que o evento leva em conta votos por veículo e não por pessoa.

Após receberem a lista de indicados, as redações de cada veículo se reúnem para decidir em quais títulos irão votar. Este processo é feito de maneira interna, e cada veículo pode utilizar parâmetros próprios.

Os jogos mais populares têm uma vantagem automática

Neste formato, o The Game Awards acaba automaticamente dando vantagem para jogos mais populares. Jogos mais nichados, que atingem um público mais específico, podem acabar sofrendo com o fato de ter menor alcance, ainda que tenham qualidade suficiente para serem fortes concorrentes ao prêmio de melhor jogo do ano.

Por exemplo, em uma redação formada por 10 redatores, é mais provável que um jogo com maior apelo, ou de um gênero mais mainstream, tenha sido jogado por 9 membros da equipe, enquanto um jogo nichado foi conferido por apenas 5 redatores. Automaticamente, temos aqui uma probabilidade maior do jogo mais popular receber o voto deste veículo, ainda que o título de menor alcance possa ter mais qualidade. Ou seja, a popularidade do gênero, franquia ou console acaba tendo um impacto considerável na escolha do vencedor em cada categoria.

O peso do voto dos jogadores

Embora permita o voto do público em seu site oficial, o The Game Awards não dá aos jogadores um papel tão importante assim na hora de decidir qual será o melhor jogo do ano. Enquanto existe uma categoria específica que leva em conta apenas os votos dos jogadores, na categoria mais importante da noite, o voto do público tem um peso de cerca de 10% da decisão final. Caso um título receba mais votos dos jogadores em casa, mas não tenha a mesma sorte com os veículos, ele certamente não terá chance na briga pelo prêmio mais cobiçado da premiação.