Forza Motorsport, franquia conhecida por seu realismo e experiências completas, mantém sua tradição no novo jogo, que impressiona com gráficos incríveis e áudio de alta qualidade. No entanto, a campanha principal carece de emoção, há falta de modos interessantes e uma sensação de que o jogo não atinge seu potencial máximo.

Ótimo trabalho técnico

É comum que jogos de corrida atinjam um nível muito alto quando se trata de visual, com o gênero normalmente entregando alguns dos títulos mais bonitos de cada geração. O novo Forza Motorsport continua fazendo o que já vimos anteriormente na série, da mesma forma que Forza Horizon 5 também se destacou neste quesito. O jogo é uma vitrine visual, com detalhes impressionantes em cada textura e modelo de carro.

Encarar as diferentes pistas do novo jogo é sempre uma experiência bastante completa visualmente falando, o que aumenta muito a imersão do jogador em cada momento. Perceber mínimos detalhes faz com que cada corrida se torne muito mais crível e realista, o que deixa evidente o cuidado extremo dos desenvolvedores na tentativa de entregar aos jogadores o ápice do visual na franquia.

O design de áudio de Forza Motorsport também merece destaque, sendo outro elemento que aparece com muita importância para dar um toque especial aos trajetos percorridos pelos jogadores. O trabalho de áudio em Forza Motorsport é de primeira qualidade. Jogar com um headset torna isso ainda mais evidente, com cada som dos veículos transmitindo a sensação de potência e desempenho.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Mais acertos

Entre os acertos do jogo também temos o sistema de simulação climática, que é uma novidade excelente, criando variação e desafio nas corridas. Com as mudanças acontecendo em tempo real, é muito interessante - e divertido - perceber que você começou uma corrida com a pista seca e do nada passou a encarar uma chuva forte, que muda até mesmo a sua visibilidade, trazendo assim a sensação de que as condições climáticas realmente afetam o andamento das corridas e mudam o tipo de experiência que você está vivendo naquele momento.

Outro acerto já característico da franquia Forza é a quantidade impressionante de carros, desde modelos antigos até veículos de competição de elite. O grande número de marcas oficiais e a fidelidade aos detalhes fazem com que seja interessante passar um bom tempo apenas conferindo os inúmeros modelos disponíveis. Colecionar seus carros favoritos pode ser um ótimo hobby.

Falta emoção

Embora tecnicamente o jogo entregue um excelente resultado, existem problemas que tornam a experiência muito menos interessante do que poderia ser. Na "campanha principal" encontramos séries de desafios que não fazem o suficiente para empolgar de fato o jogador. Com estas etapas sendo divididas em sessões de treino e as corridas, concluir cada conjunto não traz exatamente uma sensação muito forte de recompensa, seja falando literalmente em peças e carros ou no sentimento de diversão e desafio.

Embora o realismo possa manter o jogador interessado por algum tempo, é possível que em certo momento o desejo de continuar progredindo comece a diminuir consideravelmente. O título também carece de um modo carreira mais completo, deixando escapar a oportunidade de entregar aos jogadores uma experiência definitiva de encarar temporadas no automobilismo.

Senti falta da possibilidade de encarar uma carreira realista e realmente emocionante, disputando um campeonato para levar o meu carro e minhas habilidades ao limite, o que certamente tornaria o título muito mais memorável do que é.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

Muita beleza, mas pouca profundidade em um jogo para todos

Forza Motorsport é indiscutivelmente um jogo com um visual deslumbrante, mas não consegue ser muito mais do que isso. No fim das contas, a experiência é comprometida pela falta de modos que sejam realmente atrativos. Com a campanha principal sendo pouco interessante, o jogo também deixa a desejar nas outras possibilidades, desperdiçando assim o alto nível técnico encontrado em cada corrida.

Ao menos sentimos que temos aqui um jogo para todos. A personalização da dificuldade faz com que o título de corrida possa ser conferido tanto por novatos quanto por jogadores mais experientes, com cada tipo de experiência se adaptando ao nível dos jogadores. Com as opções disponíveis, você pode aproximá-lo de uma simulação completa ou torná-lo mais arcade. Embora aqui não seja possível encarar algo ao estilo Forza Horizon, pelo simples fato da proposta ser outra, Motorsport também consegue ser um título menos complicado.

Imagem: Oficina da Net
Imagem: Oficina da Net

O veredito

Forza Motorsport é um jogo que brilha com gráficos, áudio e fidelidade técnica, oferecendo uma experiência visualmente impressionante e realista. No entanto, a falta de emoção geral no título faz com que o resultado não seja tão cativante quanto poderia. Apesar de se esforçar para ser um jogo para todos, o título realmente se destaca apenas quando focamos no realismo da simulação, o que pode afugentar alguns jogadores menos experientes.

Para os fãs de automobilismo, o novo Forza Motorsport pode oferecer algumas horas de entretenimento, especialmente para os aficcionados por diferentes tipos de carros, porém, no quesito diversão, o título deixa a desejar.

Forza Motorsport
7.5
Prós
  • Visual impressionante
  • Bom design de áudio
  • Boa variedade de veículos
Contras
  • Falta emoção
  • Campanha principal é sem graça
  • Carece de modos interessantes