O remake de Resident Evil 4 chega com tudo para ser um dos maiores títulos do ano, proporcionando o retorno de um dos maiores clássicos da indústria dos videogames. Com o lançamento original em 2005, a Capcom mudou o rumo da franquia e ditou o ritmo do mercado, com seu título servindo como a grande inspiração de diversos jogos que surgiram nos anos seguintes.

Extremamente relevante, Resident Evil 4 possui a maior fanbase da série, justamente por ter conseguido atrair tanto fãs do gênero de survival horror quanto jogadores que buscam mais ação. Agora, o remake chega para manter o legado e nós te contamos 5 motivos para jogá-lo!

O ótimo visual da RE Engine

A modelagem dos personagens é ótima
A modelagem dos personagens é ótima

Feito na RE Engine, que é utilizada atualmente pela Capcom, Resident Evil 4 Remake dá um visual completamente novo e aprimorado ao clássico. Assim como vimos em títulos anteriores da empresa, incluindo os remakes de Resident Evil 2 e 3, o motor gráfico é um dos melhores da atualidade, oferecendo realismo e beleza.

O remake do clássico protagonizado por Leon conta com algo único, parecendo um pouco mais artísticos do que os remakes anteriores, mas sem abrir mão do realismo oferecido pela engine. Iluminação e outros elementos dão um toque especial, tornando a jornada ainda mais imersiva e contribuindo muito para a ambientação.

Excelente ambientação e atmosfera

Se Resident Evil 4 serviu como inspiração para Resident Evil Village, agora a inspiração pega um pouco do inspirado. É impossível falar de ambientação e atmosfera do remake sem citar Village como um grande exemplo, afinal é evidente o quanto a equipe buscou elementos do último lançamento da franquia para utilizar na nova versão do clássico.

Resident Evil 4 agora é muito mais intimidador e sinistro, com sua atmosfera gerando uma constante sensação de perigo. Assim como em Village, explorar a vila sempre oferece a sensação de que algo bizarro está para acontecer, com os ambientes contando com muitos elementos que prendem o jogador em uma tensão sem fim.

O remake de Resident Evil 4 supera por muito o lançamento original nesse quesito, com a equipe sabendo se aproveitar do avanço da tecnologia para entregar uma jornada muito mais imersiva.

Menos galhofa e trama melhor escrita

Os personagens se destacam com a escrita aprimorada
Os personagens se destacam com a escrita aprimorada

A franquia Resident Evil tem um histórico muito grande de tramas galhofas, com o 4 sendo um dos títulos que mais abraçou essa "energia de filme B". No remake, a situação é diferente e o enredo segue por um caminho muito mais pé no chão, com mais seriedade no desenvolvimento e acontecimentos.

A trama agora possui cenas trabalhadas de uma maneira melhor, com diálogos que possuem uma escrita mais madura e eficiente. Com a ideia de entregar algo mais sombrio, o enredo consegue desenvolver melhor seus personagens e até mesmo as relações entre eles. Até mesmo muitos dos acontecimentos parecem fazer mais sentido agora, com a trama geral se desenvolvendo de forma mais fluida.

No entanto, não se assuste. Parte da essência ainda está aqui, Leon ainda faz piadas duvidosas, algumas cenas ainda são exageradas, mas tudo aparece na medida certa.

Melhora diversos trechos icônicos

Resident Evil 4 Remake consegue melhorar diversos aspectos icônicos do jogo original, seja pelas mecânicas ou por outras opções dos desenvolvedores. Um bom exemplo é o trecho com carrinhos nas minas, que agora é muito mais empolgante e desafiador, enquanto no título original tudo acontecia em ritmo muito mais lento.

O fato é que Resident Evil possuía momentos marcados na memória dos jogadores, e o remake chega justamente para aprimorá-los e tornar tudo ainda mais icônico. A chegada no castelo ganhou outra dinâmica, muitas boss battles se tornaram muito mais completas e divertidas, e até mesmo a famosa briga de facas agora é ainda melhor, sendo extremamente superior ao que vimos no jogo original.

Ótima jogabilidade

A jogabilidade tem ótimas novidades
A jogabilidade tem ótimas novidades

Apesar de possuir muitos acertos, Resident Evil 4 Remake não precisaria de muito mais que sua jogabilidade para justificar a própria existência. Revolucionário e icônico em seu lançamento, hoje em dia o jogo original demonstra um envelhecimento que tira parte de seu brilho.

Limitações como não poder andar e atirar ao mesmo tempo fazem com que o jogo tenha um ritmo fora dos padrões atuais de jogabilidade. Com a chegada do remake, fica muito difícil não afirmar que o novo lançamento da Capcom é a maneira ideal para aproveitar a jornada de Leon.

Seguindo a jogabilidade que vimos nos remakes anteriores (2 e 3), RE4 Remake consegue adaptar as mecânicas de gameplay do clássico, evoluindo tudo o que havia no primeiro jogo e trazendo novidades que ampliam as possibilidades dos jogadores, como o stealth e parry.