Com o lançamento de Diablo IV se aproximando, é normal que os jogadores comecem a se questionar sobre qual será a melhor maneira de conferir o título. Enquanto o jogo ficará disponível tanto para a atual quanto para a oitava geração de consoles, com exceção do Nintendo Switch, além de chegar também para o PC, é comum que muitos fãs se perguntem sobre um possível lançamento no Xbox Game Pass.

Com a Microsoft tentando realizar a aquisição da Activision Blizzard há algum tempo, existe a possibilidade do grande RPG de ação de 2023 chegar diretamente no catálogo do serviço de assinatura, porém, a novela que a compra se tornou pode acabar atrapalhando os planos de Phil Spencer para o Game Pass.

Diablo IV será lançado no Xbox Game Pass?

Por enquanto, a resposta é direta: Não. Diablo IV não está programado chegar diretamente no catálogo do Xbox Game Pass, já que a Microsoft ainda não conseguiu finalizar a compra da Activision Blizzard.

No entanto, caso a compra avance de maneira considerável nos próximos meses, não é impossível imaginar um cenário no qual o jogo fica disponível para os assinantes do serviço já no dia de seu lançamento mundial. Em 2022, Phil Spencer, Chefe da Xbox e CEO da divisão de jogos da Microsoft, deixou clara a intenção da empresa de colocar as franquias da Activision Blizzard no catálogo do Xbox Game Pass. Confira abaixo as palavras de Spencer.

Pretendemos disponibilizar a amada biblioteca de jogos da Activision Blizzard, incluindo Overwatch, Diablo e Call of Duty, no Game Pass. Além de aumentar essas comunidades. Ao entregar ainda mais valor para os jogadores, esperamos continuar crescendo o Game Pass, entendendo seu apelo para telefones celulares e qualquer outro dispositivo

Diablo IV fora do PlayStation?

É importante lembrar que, apesar do desejo de colocar os títulos em seu serviço de assinatura, a Microsoft afirma não ter a intenção de tornar os jogos da Activision Blizzard exclusivos de consoles Xbox.

Phil Spencer afirmou que os consoles da Sony, e outras plataformas, continuarão recebendo os jogos de franquias já consagradas, incluindo títulos da saga Call of Duty. Confira abaixo.

Ouvimos dizer que esse acordo pode tirar franquias como Call of Duty dos lugares onde as pessoas atualmente as jogam. É por isso que, como dissemos antes, estamos comprometidos em disponibilizar a mesma versão de Call of Duty no PlayStation no mesmo dia em que o jogo for lançado em outro lugar

Aquisição pode ser finalizada em abril

Com a Sony sentindo-se ameaçada devido a uma possível exclusividade da franquia Call of Duty e outros riscos causados pela aquisição, a compra da Activision Blizzard tornou-se uma verdadeira novela que já se estende há algum tempo e resultou em acusações feitas pelos dois lados.

Enquanto a Microsoft segue afirmando que não pretende tirar franquias de outras plataformas, a Sony, e outras marcas que se mostram contra a aquisição, afirmam que ainda assim o negócio poderia trazer vantagens injustas para a Microsoft. As partes contrárias demonstram preocupação com um monopólio, principalmente devido ao Xbox Game Pass.

Segundo informações recentes, a Comissão Europeia deverá anunciar sua decisão final sobre a aquisição em abril, com o resultado sendo divulgado no dia 25 do mesmo mês. Após a CMA, órgão regulatório do Reino Unido, sugerir que a Microsoft abrisse mão de fatias da Activision Blizzard, supondo até mesmo que o negócio só seria permitido caso a empresa desistisse do lado Activision, a situação parece melhor para o lado de Phil Spencer.

De acordo com o VGC, a Comissão Europeia não entende que a Xbox deva desistir de partes da aquisição, acreditando que os compromissos feitos pela marca são suficientes para tornar a compra aceitável. Caso a compra seja aprovada em abril, há grande possibilidade de Diablo IV chegar diretamente no Xbox Game Pass, que tem lançamento marcado para o dia 2 de junho.

Antes de seu lançamento oficial, o jogo contará com dois períodos de testes! Neste link você pode conferir como participar do acesso antecipado e do beta aberto do RPG de ação.