Pouco tempos após seu lançamento, Atomic Heart já está no meio de uma grande polêmica. A Ucrânia pede que o título desenvolvido pela Mundfish seja removido das lojas digitais da Sony, Microsoft e Valve no país, e enviará um pedido oficial para as grandes marcas. O pedido de proibição das vendas do game ocorre devido a forte ligação entre a Mundifish com a Rússia, já que, apesar do estúdio ser localizado no Chipre, a desenvolvedora foi fundada por russos.

A Mundifsh ainda teria supostamente teria relações com a estatal russa de energia Gazprom, além de nunca ter se pronunciado abertamente contra a invasão da Ucrânia, o que é interpretado como apoio aos atos das forças russas ou no mínimo um não envolvimento muito criticado pelos ucranianos.

Ucrânia também pede que a distribuição seja limitada em outros países

Além de desejar o banimento de Atomic Heart dentro dos limites do país, a Ucrânia também deseja que o jogo da Mundfish sofre limitação de distribuição em outros países ao redor do mundo. De acordo com Alexander Bornyakov, o vice-ministro de Assuntos Digitais da Ucrânia, o país deseja a limitação devido à toxicidade do jogo e o risco do título do título estar sendo utilizado para coletar dados dos usuários.

Também pedimos a limitação da distribuição deste jogo em outros países devido à sua toxicidade, possível coleta de dados do usuário e possibilidade de transferência para terceiros na Rússia, bem como o uso potencial do dinheiro arrecadado com a compra do jogo para travar uma guerra contra a Ucrânia"

Antes mesmo do lançamento do jogo, a Mundfish antecipou prováveis acusações e afirmou que não há qualquer tipo de espionagem sendo realizada com o título. Com relação a guerra da Ucrânia, Mick Gordo, compositor da trilha-sonora de Atomic Heart, anunciou que doará seus ganhos com o jogo para a Red Cross Ukraine Crisis Appeal. Atomic Heart está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. O jogo chegou diretamente no Xbox Game Pass.