Após o primeiro episódio de The Last of Us estrear na HBO, uma teoria rapidamente se espalhou pelas redes sociais e gerou bastante debate entre os fãs da franquia da Naughty Dog. O episódio de estreia mostrou o início do apocalipse com o surto da doença causada pelo cordyceps, no entanto não chegou a detalhar como o fungo se espalhou entre os humanos.

Apesar da série não ter se aprofundado na origem da infecção e na maneira como a mesma saiu do controle, algumas cenas pareciam deixar pistas sobre o que havia acontecido e também parecia revelar porque Joel, Sarah e Tommy não ficaram doentes.

A teoria que surgiu após o primeiro episódio de The Last of Us

No começo do episódio, o café da manhã de Joel e Sarah conta apenas com ovos mexidos, já que não havia farinha para fazer panquecas. Tommy come algo que sobrou da noite anterior e sendo assim não precisa comer fora de casa. Mais tarde, Sarah recusa os biscoitos feitos por sua vizinha. De noite, Joel chega em casa e revela que esqueceu de comprar o seu bolo de aniversário. Cenas aparentemente simples e sem qualquer significado maior, porém uma grande teoria muda tudo isso.

Com origem no Reddit, a teoria que passou a ser chamada de "Teoria da Farinha" indica que este teria sido o ingrediente responsável por espalhar o surto de cordyceps. Isso porque a comunidade percebeu que há algo em comum em todas essas cenas citadas anteriormente. Em todos estes momentos a família Miller não comeu alimentos feitos com farinha, o que fez com que surgisse a teoria que aponta que a humanidade se perdeu devido a farinha contaminada.

Teoria confirmada no segundo episódio

O segundo episódio de The Last of Us confirmou a Teoria da Farinha, ainda que de maneira não muito escancarada. Logo no início do episódio a série mostra o início do surto, com o primeiro humano infectado pelo cordyceps surgindo no país. O interessante é que a origem de tudo foi exatamente em uma fábrica de farinha, com empregados sendo os primeiros contaminados pela doença que se espalhou pelo mundo e resultou no surgimento de infectados violentos.

Ou seja, o primeiro episódio realmente trazia um significado muito maior em cenas que poderiam passar despercebidas. Incrível, não? Se você está no hype para conferir as novas surpresas de The Last of Us, confira neste link as datas de todos os episódios.