The Last of Us, a nova série da HBO, teve uma cena inicial bastante amedrontadora, com um debate a respeito de um possível fim da humanidade causado por fungos. Na adaptação da obra da Naughty Dog, o apocalipse realmente acontece da maneira que havia sido prevista, com o fungo Cordyceps sendo o grande responsável pela devastação do planeta Terra, gerando um grande número de infectados em diferentes estágios.

Apesar da ideia parecer improvável ou até mesmo impossível, a verdade é que o apocalipse zumbi de The Last of Us é muito mais pé no chão do que o de outras obras, sendo também o mais provável. O fato é que o fungo Cordyceps realmente existe, sendo um parasita que prejudica as funções nervosas de insetos.

Está no hype para os próximos episódios? Então confira todas as datas da série neste link!

A infecção de The Last of Us

Em The Last of Us, o fungo que inicia o apocalipse é o Cordyceps, responsável por espalhar a doença conhecida como Infecção Cerebral do Cordyceps. Como é visto no primeiro jogo, e também na série da HBO, a situação saiu de controle em apenas um dia, com o caos se instaurando rapidamente. A infecção do Cordyceps faz com que as vítimas se tornem extremamente violentas e letais, atacando as outras pessoas sem pensar duas vezes.

Imagem: Gregory Felipe/Oficina da Net
Imagem: Gregory Felipe/Oficina da Net

O Cordyceps existe e pode ser encontrado no Brasil

O que torna a premissa de The Last of Us ainda mais interessante, e até mais assustadora, é que o Cordyceps existe de fato, o fungo inclusive pode ser encontrado em florestas tropicais presentes no Brasil, já que estes são os ambientes em que costuma aparecer. Cientificamente, o Cordyceps é chamado de Ophiocordyceps unilateralis.

Um parasita que transforma as vítimas em zumbis

Sendo um parasita, o Cordyceps é capaz de infectar insetos como formigas e também outros artrópodes, afetando tanto as funções motoras quanto as funções nervosas de suas vítimas. Se desenvolvendo no corpo dos insetos, o fungo se torna cada vez mais visível. Uma vez que esteja no corpo do inseto, o Cordyceps transforma sua vítima em um verdadeiro zumbi. É possível encontrar vídeos e pesquisas de insetos dominados pelo fungo, enquanto o corpo morto continua em movimento. Confira abaixo.

O Cordyceps é uma ameaça para a humanidade?

Se o Cordyceps parece extremamente assustador, você pode ficar tranquilo pois a verdade é que o fungo não é uma ameaça para a humanidade. Felizmente, o corpo humano já possui os anticorpos e outros sistemas de defesa necessários para impedir alguma doença causada pelo fungo. Ou seja, não há risco de qualquer infecção humana.