A Microsoft revelou que a Sony foi vitoriosa durante a oitava geração de consoles, no que diz respeito ao número de vendas. Enquanto a disputa pela preferência do público parece disputada na indústria dos videogames, o PlayStation 4 acabou tendo um desempenho muito superior no mercado, vendendo mais do dobro que seu grande rival, o Xbox One.

Se defendendo contra as argumentações da Sony com relação a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil documentos que revelam a superioridade do PS4 nas vendas. A empresa afirma que o Xbox One vendeu menos da metade das unidades do console de sua maior rival.

Microsoft confirma: o Xbox One não vendeu nem metade do PS4

Defendendo sua aquisição ao CADE, a Microsoft afirmou a superioridade de vendas do PS4 com as seguintes palavras.

A Sony ultrapassou a Microsoft em vendas de console e base instalada, tendo vendido mais do que o dobro de consoles na geração passada.

Com isso, podemos concluir que o Xbox One não passou de 58,5 milhões de unidades vendidas, ainda que a Microsoft não divulgue os números concretos de vendas de seu console da oitava geração. A Sony por sua vez não revela mais os números do PlayStation 4, que na última atualização oficial havia alcançado as 117,2 milhões de unidades vendidas em março de 2022.

A Microsoft ainda afirma não estar criando um monopólio, mas sim estar pensando em todos os jogadores. A empresa garante que sua estratégia tem como foco oferecer diferentes possibilidades, sem se prender a um único dispositivo. Com o Game Pass, a Microsoft deseja que os jogadores possam conferir diversos títulos através de consoles, celulares, computadores e TVs.