O Google anunciou nesta manhã, durante o Games Developer Summit 2022, que irá disponibilizar para todos um novo recurso que permitirá jogar um jogo enquanto baixa ele em segundo plano. Chamada de "Play as you download", a funcionalidade foi trazida junto com o Android 12 e permite que o usuário abra um jogo sem esperar um "longo período" para começar a se divertir.

O recurso "Play as you download" permite que o jogador de games mobile possa jogar um título enquanto arquivos que restaram são baixados em segundo plano e posteriormente adicionados. De acordo com o Google, há uma análise de "padrões de acesso ao sistema de arquivos da experiência de primeira execução" para identificar quais ativos otimizar.

Capturas de tela do recurso Play as you download no Android 12. Fonte: Google
Capturas de tela do recurso "Play as you download" no Android 12. Fonte: Google

Uso de aplicativos Android no Chrome OS

Segundo o Google, o uso de aplicativos Android no Chrome OS cresceu 50% em 2021. De acordo com a empersa, os apps mais baixados são em sua maioria jogos. Para o ano de 2022, a companhia possui diversos tópicos para abordar sobre o Play Games para PC e layouts de uso compartilhados.

Aparência do Google Play no Windows 10 e Windows 11.
Aparência do Google Play no Windows 10 e Windows 11.

Melhorias para o desenvolvimento de jogos mobile no Android

Para melhorar a experiência de jogos, o Google atualizou o Android Game Development Extension (AGDE) para permitir a depuração entre o Android Studio e o Visual Studio. Desta forma, os desenvolvedores poderam abrir e editar projetos AGDE no depurador do Android Studio. Foi anunciado tambem:

  • Uma nova biblioteca Memory Advice API (Beta) para o AGDK que ajuda os desenvolvedores a entender seu consumo de memória, combinando os melhores sinais para um determinado dispositivo para determinar o quão próximo o dispositivo está de uma baixa perda de memória.
  • Disponibilização total do Android GPU Inspector Frame Profiler para ajudar o desenvolvedor a entender quando seu jogo está com gargalos na GPU versus CPU e obter melhores taxas de quadros e vida útil da bateria.

Foi anunciado o "Google Play Partner Program for Games". Trata-se de um programa que fornece "ferramentas de crescimento adicionais e serviço de primeira" para grandes desenvolvedores/estúdios, especificamente aqueles com "mais de US$ 5 milhões por ano em gastos de consumo de jogos". Os benefícios incluem:

  • Suporte empresarial aprimorado do Google Play
  • Lançamentos mais rápidos com fila de publicação prioritária: conduzidos com base no melhor esforço. Normalmente, o processamento leva menos de 24 horas, mas em alguns casos, incluindo categorias de aplicativos confidenciais, pode demorar mais.
  • Insights sobre os atributos do dispositivo em todo o ecossistema de dispositivos do Google Play
  • Ferramentas de pré-lançamento aprimoradas, como testes de pré-registro, códigos de acesso e experimentos com detalhes do app na loja para campanhas de pré-registro
  • Recursos de crescimento e engajamento, como LiveOps e listagens de loja personalizadas adicionais
  • Pré-inscrição dos principais títulos qualificados nos Pontos do Google Play
  • Proteção adicional de integridade e segurança, incluindo aprovação automática para uso da API Play Integrity que se adapta às necessidades do jogo, sem cotas
  • Convites para programas de acesso antecipado qualificados
  • Desenvolvimento ativo de novos recursos