A Steam coleta dados do hardware utilizado por seus usuários, publicando-os mensalmente aqui. Nessa lista, temos diversos dados interessantes para analisar.

Placas de Vídeo:

Nas placas de vídeo, a GTX 1060 continua sendo a mais utilizada por gamers no mundo inteiro, posição que ocupa desde 2017. Cerca de 7,16% de todos usuários da Steam utilizam essa GPU em suas jogatinas diárias. A medalha de prata fica com GTX 1650, 6,27% e a 1050TI fica com o bronze, ocupando 5,5% das máquinas.

Top 20 placas de vídeo utilizadas por usuários da Steam

Podemos ver na listinha acima que a maioria das placas de vídeo utilizadas são da NVIDIA. A Steam disponibiliza um gráfico que informa exatamente isso, a porcentagem de GPUs por fabricante usadas pelos gamers:

Verde!

Repare que a NVIDIA domina o mercado de placas de vídeo de forma hegemônica, com 76.14%. A AMD chega nem perto, apenas 14,82%. E esse reinado da NVIDIA encontra-se estável já a bastante tempo, com pouquíssimas variações entre porcentagens desde quando a Steam começou a publicar as pesquisas.

Vale ressaltar que a Steam só possui dados de usuários que criaram conta e baixaram a plataforma. Fora dela, o número de computadores utilizando gráficos integrados da Intel é MUITO superior a 8.83% - mas esses computadores não baixam a Steam e, consequentemente, não entram na estatística.

Mesmo assim, 8.83% é bastante gente. Significa que o número de usuários utilizando os gráficos integrados da Intel para jogar na Steam equivale a metade dos usuários que utilizam placas de vídeo da AMD! Num mundo onde jogos são lançados com requisitos mínimos absurdos (a Fromsoftware diz que você precisa de uma RX 580 ou GTX 1060 para jogar Elden Ring no mínimo), é lamentável a situação de quem esteja nessa posição infeliz que diversos brasileiros já enfrentaram e enfrentam: a de jogar com Intel HD Graphics, 800x600, tudo no ultra-low e usando a função "lupa" do Windows para enxergar a janela do jogo.

Se abriu, roda! Créditos: LowSpecGamer

Memória Ram:

Fora as placas de vídeo, temos outras informações importantes, como a quantidade de memória RAM que os usuários utilizam:

Metade dos usuários da Steam tem 16GB de memória RAM em suas máquinas, número que cresce, junto com o 32GB, conforme os outros diminuem. Curioso são os 3,56% que utilizam 12GB - meteram um pente de 8GB e outro de 4GB? Bom, pelo menos o dual channel ainda funciona, apesar de ficar em apenas 4GB. Aproximadamente 1% de todos usuários da Steam utilizam 64GB ou mais de RAM. Essa galerinha aí tá protegida caso ocorra outra crise dos preços de memória.

Resolução do monitor:

Sobre as telas, vemos que 67,46% dos usuários da Steam jogam em 1080p, demonstrando que Full HD continua sendo o "sweet spot" entre qualidade e performance, principalmente para os gamers de títulos e-sports, que miram em taxas de atualizações mais altas.

Turma do 1600x900! Alguém?

Curioso que, enquanto os números de usuários jogando em 1080p e 1440p crescem consideravelmente, os em 4K diminuem. Faz sentido, considerando a quantidade de dinheiro que você precisa desembolsar hoje em dia para jogar nesta resolução. Jogar em 4K não é só um luxo no Brasil, mas aparentemente no mundo todo.

Quais são as configurações de seu PC Gamer? Tá aguentando os jogos atuais? Comente aí embaixo que eu respondo! Bora bater um papo!