A Microsoft está testando um novo recurso para o Xbox Cloud Gaming (xCloud), o Clarity Boost. O objetivo desta funcionalidade é fazer com que os streamings de jogos fiquem mais nítidos. Entretanto, esta novidade só estará disponível no navegador Microsoft Edge.

Para utilizar o Clarity Boost agora, é necessário instalar o Microsoft Edge Canary, a versão beta do navegador. Porém, caso você queira esperar pela versão estável do novo recurso, será necessário esperar até 2022.

xCloud: Como funciona o Clarity Boost

De acordo com Milena Gonzales, funcionária da Microsoft, o Clarity Boost "usa um conjunto de melhorias de escala do lado do cliente para melhorar a qualidade visual do stream de vídeo". Segundo Jay Peters, do TheVerge, a diferença foi notável em alguns jogos, ficando menos borrados e com mais micro detalhes como, por exemplo, os de renderizações de folhas e tijolos.

Mesmo com estas melhorias sensíveis em certos títulos, Jay diz que a tecnologia não irá mudar drasticamente a aparência dos games.

Lançamento e disponibilidade

Segundo as informações disponíveis, o Clarity Boost deverá chegar à versão estável do Microsoft Edge somente em 2022. Além disso, infelizmente, ainda não há uma data exata para o lançamento do novo recurso.

Sobre o Xbox Cloud Gaming (xCloud)

Inicialmente, o Xbox Cloud Gaming foi criado como uma forma de acessar jogos através de dispositivos mobile (celulares e tablets), além de navegadores (web) em computadores (PCs). Agora, além de trazer o xCloud para smart TVs através de um app, a empresa pretende também implementar sua plataforma no Facebook Gaming.

Recentemente, o xCloud chegou ao Brasil, Austrália, México e Japão. Isso ocorreu logo após a atualização de hardware para a utilização de consoles Xbox Series X personalizados. Atualmente a tecnologia de streaming de games da Microsoft está presente em 26 países.