Se existe alguém que realmente nunca dançou de verdade na vida, essa pessoa sou eu. Sabe aquele cara que não sabe dançar e ainda tem vergonha de fazer isso na frente dos outros? Pois é... prazer. Dessa forma, escrevo essa análise sendo alguém que gosta muito de música e está ouvindo sempre que pode, mas sempre deixa os movimentos de lado.

Agora, falando em Just Dance, o assunto é outro. Afinal você está na sua casa, na frente da televisão, com o videogame ligado e sem ninguém em volta para te julgar, certo? Ou seja, não há motivos para não se deixar levar pelo título da Ubisoft. Nesse cenário, resolvi "balançar" o corpo nas 45 músicas do mais novo jogo dessa franquia que já passou da marca dos mais de 10 títulos lançados ao longo de todos esses anos.

A franquia rítmica da Ubisoft já tem 12 de existência, atravessando gerações e sempre entregando títulos anuais como novas músicas, incluindo grandes sucessos que explodem ao redor do mundo.

A experiência de jogar com o app Just Dance controller

Caso você ainda não saiba, existe a possibilidade de divertir-se com Just Dance mesmo que você não possua algum dispositivo como PS Move e outros dependendo de sua plataforma. Inclusive, na nova geração, jogando o título no PlayStation 5 você não poderá usar o PS Move ou PS Camera.

Na análise, falarei sobre a experiência que tive com o jogo, o que inclui a maneira como joguei o título. Sendo assim devo comentar a experiência de jogar Just Dance 2022 com o aplicativo Just Dance controller. Com a ideia de permitir que qualquer jogador possa curtir o título, a Ubisoft permite que seja possível realizar as coreografias apenas com o celular conectado ao console.

É possível fazer as coreografias com o app para celular. (crédito: Ubisoft/Divulgação)
É possível fazer as coreografias com o app para celular. (Crédito: Ubisoft/Divulgação)

Caso você ainda não esteja familiarizado com a franquia, em Just Dance você deve repetir os movimentos que estão aparecendo na sua tela, seguindo o ritmo da música, enquanto tenta alcançar a maior pontuação possível. Quanto mais passos certos fizer, mais pontos você ganha! Jogar no aplicativo realmente permite que mais jogadores tenham acesso ao jogo, com esse sendo um ponto positivo, porém também é verdade que o Just Dance controller tem seus problemas.

Por vezes tive um problema em que o aplicativo não estava reconhecendo meus movimentos, o que me obrigava a fechar e abrir o app para que funcionasse. Tal problema pode fazer com que o jogador perca toda a empolgação que é oferecida por Just Dance, assim tornando a experiência um tanto desagradavel em certos momentos. Além disso, um celular obviamente não foi feito para ser usado dessa maneira, o que faz com que segurá-lo enquanto dança não seja assim tão confortável. Para completar, devo admitir que ficava com um certo medo de, em algum dos passos, o aparelho sair voando da minha mão no meio da sala... seria desagradavel, certo?

Coreografias divertidas

Deixando de lado os problemas que podem aparecer enquanto você utiliza o aplicativo para conferir o jogo no PlayStation 5, também encontrei bastante diversão em Just Dance 2022. Devo afirmar que o título oferece coreografias realmente interessantes e divertidas, fazendo com que o jogador seja contagiado pelo ritmo eletrizante que é presente no jogo.

Como alguém que não sabe dançar, não posso negar que me senti envergonhado mesmo jogando sozinho, enquanto fazia movimentos errados e sofria cada vez que tentava uma nova música. Porém, nesses momentos também dei boas risadas e me senti envolvido com o jogo, enquanto me empenhava para ter algum progresso no meu desempenho em cada música.

Em grande parte, as coreografias são divertidas (crédito: Ubisoft/Divulgação)
Em grande parte, as coreografias são divertidas (Crédito: Ubisoft/Divulgação)

Dessa maneira, Just Dance mostra todo seu potencial como um título certeiro para se divertir, esquecer preocupações e apenas relaxar aproveitando o momento. Não sou nenhum especialista em coreografias de dança, estando muito longe disso inclusive, porém acredito que há um grande acerto nesse quesito, uma vez que diversas das coreografias do jogo me pareceram divertidas, bem elaboradas e muito bem encaixadas com as músicas.

Erro ao apostar em Billie Elish

Enquanto gostei da grande maioria das coreografias, senti que apostar em Billie Elish pode ter sido um erro da Ubisoft. Sabemos que Elish está no auge de sua carreira, emplacando sucessos, cantando o tema de 007 e recebendo cada vez mais destaque, porém introduzi-la em Just Dance me pareceu uma tentativa errada de aproveitar o hype que envolve a cantora.

A coreografia não é tão interessante quanto as outras encontradas no jogo, sendo inclusive a mais chata que encarei. Além disso, percebi que a censura na música tira bastante do ritmo. Também não entendi o motivo da censura, já que existe um modo específico para crianças.

Acerto de forma geral nas músicas

Embora Billie Elish possa ter sido um erro, Just Dance 2022 oferece uma lista repleta de músicas que caíram muito bem no jogo. Nomes como The Weeknd, Olivia Rodrigo e Dua Lipa mostram que aqui temos uma playlist de peso para oferecer, enquanto assim também se apresenta como um título atual.

Além disso, dançar as músicas se torna ainda mais interessante com os ótimos cenários do jogo.

Muitas músicas boas para dançar, sempre com um cenário bacana!
Muitas músicas boas para dançar, quase sempre com um cenário bacana! (Crédito:Ubisoft/Divulgação)

Algo interessante é a forma como cada coreografia apresenta muito bem elementos e características de cada gênero, com o título levando o jogador em uma jornada que oferece músicas para todos os gostos. Dessa maneira, dançamos canções do mundo inteiro, sentindo as características de cada uma delas, passando inclusive pelo Brasil, com Pablo Vittar e Anitta.

Nessa boa playlist do jogo, alguns dos destaques são músicas como "Believer", "Girl Like Me", "Mr. Blue Sky", "Save Your Tears (Remix)", "You Make Me Feel (Mighty Real)" e "Chacarron".

O veredito

Com coreografias bem elaboradas, cenários bonitos e chamativos, uma playlist de respeito e sabendo ser um título atual, Just Dance 2022 pode entregar diversão e descontração para os jogadores.

Porém, algumas coreografias como a de Happier Than Ever surgem como problemas no título, assim como a experiência de jogar no aplicativo pode ser um tanto problemática. Também senti falta de multiplayer online.

Nota: 7/10

Prós:

  • Boa lista de músicas de forma geral
  • Coreografias divertidas
  • Cenários interessantes

Contras:

  • Jogar no aplicativo é problemático
  • Certas coreografias deixam a desejar
  • Ausência de multiplayer online