A Microsoft está realizando testes de uma nova funcionalidade para o Xbox, onde ao conectar fones de ouvido no controle do console, as caixas de som (ou alto-falantes da TV) automaticamente são silenciadas. O recurso foi disponibilizado agora para os participantes do programa Xbox Insiders no Alpha Skip-Ahead ring e é provável que em breve seja disponibilizado para o público geral.

Anteriormente, quando o usuário conecta o fone de ouvido ao controle do Xbox, as caixas de som (ou alto-falantes da TV) permaneciam ligados, necessitando que o jogador diminuísse o volume do alto-falante. Para efeito de comparação, considerando o que temos atualmente, o PS5 já consegue silenciar de forma automática a caixa de som (ou alto-falante da TV) ao conectar fones de ouvido ao controle. É bom ver que a Microsoft está procurando trazer uma experiência parecida para os usuários do Xbox.

Xbox será capaz de silenciar as caixas de som ao conectar fones de ouvido

Imagem ilustrativa de headset ligado ao Xbox. Fonte: Microsoft
Imagem ilustrativa de headset ligado ao Xbox. Fonte: Microsoft

Quais as novidades com a nova atualização para Xbox Insiders?

Além da opção de "mutar" as caixas de som ao conectar fones de ouvido, de acordo com o blog da Microsoft, está sendo implementado também filtros para daltônicos.

A desenvolvedora do Windows diz:

"Embora alguns jogos implementem filtros semelhantes individualmente, esse novo recurso se aplica globalmente a tudo no Xbox Series X / S, incluindo todos os jogos, filmes, aplicativos, menus, etc. Ele também oferece suporte a várias formas de daltonismo e os filtros podem ser ajustados de acordo com sua preferência sem afetar o desempenho, as capturas de tela ou os clipes de jogo."

O recurso voltado para a acessibilidade citado acima foi citado pela primeira vez durante o evento Xbox Accessibility Showcase no início deste mês de outubro. O que achou desta iniciativa, além da funcionalidade de "mutar" as caixas automaticamente? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!