Fundada em 2011 por Christopher Taber, a Analogue é uma empresa que desenvolve e vende hardware e software de videogames. Atualmente a empresa possui a venda o Analogue Pocket, Analogue Duo, Analogue Mega SG, Analogue Super Nt e Analogue Nt mini, consoles feitos para rodarem jogos antigos ("retrô") de videogames clássicos. No último final de semana, a Analogue anunciou seu próprio sistema operacional desenvolvido para seus produtos.

O Analogue OS é um sistema operacional desenvolvido pela Analogue que chegará em breve para o videogame portátil Analogue Pocket, um dispositivo com chip FPGA (entenda o que é aqui) capaz de reproduzir uma ampla biblioteca de jogos clássicos.

Sobre o Analogue SO

De acordo com a Analogue "Com o sistema operacional Analogue você pode explorar, descobrir e jogar através de toda a história, salvar seu jogo a qualquer momento com cartuchos, criar e compartilhar listas de reprodução, rastrear sua jogabilidade e até mesmo desenvolver seus próprios núcleos FPGA para ajudar a preservar a história dos videogames."

Imagem ilustrativa do sistema operacional Analogue OS. Fonte: Analogue
Imagem ilustrativa do sistema operacional Analogue OS. Fonte: Analogue

Segundo a empresa, o Analogue OS permite ao usuário criar e compartilhar playlists de seus jogos favoritos mais rápido do que nunca. Além disso, o sistema operacional permite que o usuário "acompanhe seu jogo" (lembrando o usuário de onde ele estava e para onde estava indo" e é capaz de "fornecer ferramentas que permitem que a análise das principais estatísticas do jogo em todas as plataformas de jogos".

Lançamento e disponibilidade

O videogame portátil Analogue Pocket com o Analogue SO chegará em dezembro de 2021 por US$ 199,99.