Ao que parece, a Apple chegou a discutir sobre o lançamento de um serviço de streaming de jogos para concorrer com o Xbox Cloud Gaming (xCloud) e o Google Stadia. A informação veio do site Bloomberg, onde Mark Gusman diz que a "maçã" considerou lançar uma plataforma de games baseada em nuvem.

Atualmente, a Apple tem se concentrado em oferecer jogos que necessitam de download e precisam ser executados em determinado dispositivo. Em 2019, a empresa chegou a lançar o "Arcade", um serviço de assinatura de jogos mobile que oferecia títulos que não possuíam sistema de compras no game. Apesar da ideia ser interessante, é uma forma bem menos flexível de se jogar se comparado aos serviços de streaming de jogos xCloud e Google Stadia.

Apple pensa em lançar um serviço de jogos na nuvem (streaming)

De acordo com o último "Power On" de Mark, foi dito no Bloomberg:

"O serviço de jogos da Apple é um tanto único, baseando-se em jogos que rodam em seus dispositivos nativamente, em vez de na nuvem. Microsoft Corp., Nvidia Corp., Google e outros lançaram serviços de jogos que funcionam na nuvem. Isso permite suporte para uma gama mais ampla de jogos e cria uma experiência semelhante à do "Netflix para jogos". Estranhamente, a Apple não permite que esses rivais se juntem ao Apple Arcade na App Store. A empresa diz que não é porque eles são concorrentes, mas simplesmente porque não permite serviços de jogos em nuvem à vontade em seus dispositivos. Apesar disso, a empresa no passado discutiu internamente as perspectivas de lançar tal serviço, segundo me disseram. Só espero que, se a Apple o fizer, também dê luz verde à participação de seus rivais."

Porque a Apple ainda não fez o seu movimento para o streaming de jogos

Um possível motivo pelo qual a Apple ainda não decidiu entrar no mercado de serviços de jogos na nuvem (streaming) é a sua preferência por utilizar um bom hardware local ao invés de depender da conexão de internet do usuário para a transmissão de jogos. Além disso, temos a questão da permissão de outros serviços de streaming em na App Store como os da Microsoft, Nvidia, Google, Amazon e Netflix. Ao mesmo tempo, sabemos que é possível acessar os serviços através de um navegador no celular, sem a necessidade de baixar um app.