O Role-playing game (RPG) gratuito Genshin Impact, desenvolvido pelo estúdio chinês miHoYo e lançado em setembro de 2020, obteve tanto sucesso que já conseguiu chegar uma receita de US$2 bilhões somando a arrecadação da Play Store (Android) com a App Store (Apple). A informação vem do site Sensor Tower, empresa especializada na análise de aplicativos mobile, onde é dito que só na loja de aplicativos do iPhone foram gerados US$577 milhões somente considerando o mercado chinês.
Lançado no dia 28 de setembro de 2020, Genshin Impact obteve em seu lançamento quase 10 milhões de pré-registros. O sucesso foi tamanho que hoje Genshin Impact se tornou o terceiro jogo mobile de maior sucesso financeiro do mundo, atrás apenas de Honor of Kings e PUBG Mobile. Se excluirmos o mercado chinês, Genshin é o game com maior receita no mundo.
![Receita (dinheiro obtido) gerada pela versão mobile no mundo. Fonte: SensorTower Receita (dinheiro obtido) gerada pela versão mobile no mundo. Fonte: SensorTower](https://www.oficinadanet.com.br/media/post/38404/330/genshin-impact-mobile-gera-us-2-bilhoes-em-seu-1o-ano-e-ultrapassa-pokemon-go-corpo-texto-01.jpg)
De onde vem tanto dinheiro?
Genshin Impact pode ser gratuito em sua instalação, mas dentro do game os jogadores podem comprar "Genesis Crystals" para obter moedas premium "Primogems" e em seguida trocar por moedas chamadas "Fates". Através destas moedas digitais criadas para o jogo, é possível comprar personagens e armas. Além disso, o jogador pode adquirir pacotes de materiais de atualização para os personagens.
A miHoYo, além de oferecer as possibilidades de compra citadas acima em Genshin, também vende itens cosméticos para os personagens do jogo. É importante salientar que toda essa receita ainda não inclui as vendas feitas nas plataformas PlayStation ou PC.
China ainda possui a maior parcela da receita mundial de Genshin em dispositivos mobile
De acordo com as informações, a China representa quase 29% da receita gerada de Genshin Impact em dispositivos mobile. Globalmente, o Japão possui 23,7% do total do dinheiro gerado através das microtransações, enquanto nos EUA foi gerado 21% do total da receita do título desenvolvido pela miHoYo.