Fundada em setembro de 2003, o e-commerce de jogos digitais Steam completou 18 anos nesse último final de semana. É provável que a maioria não saiba quantos anos a plataforma de compra de games possui e é impressionante saber que já faz tanto tempo desde o seu lançamento.

Quando Valve lançou a Steam, não houve uma boa recepção, provavelmente porque naquela época reinava a mídia física. A ideia da necessidade de realizar o registro em um site para ter de comprar e baixar jogos não agradou os jogadores. Entretanto, com a popularização do comércio de games na versão digital e a digitalização de muitos conteúdos com o streaming, isso mudou completamente. Em maio de 2007 a Steam já tinha aproximadamente 13 milhões de usuários e no início deste ano a plataforma já contava com mais de 120 milhões de jogadores ativos por mês.

Steam completa 18 anos com 120 milhões de jogadores ativos mensais

Como tudo começou

O primeiro jogo a ser disponibilizado pela Steam foi Half-Life 2 (2004), considerado um grande título até hoje. Um ano depois, em 2005, a Valve conseguiu fechar contrato com diversas editoras de games para trazer jogos de terceiros para sua plataforma. O primeiro fruto destas negociações foi Rag Doll Kung Fu, até hoje disponível na Steam.

O grande salto na disponibilização de jogos digitais na Steam

No início de 2007, a Steam já contava com aproximadamente 150 jogos, mas esse número mudou rapidamente de uma maneira impressionante. No início de 2021, a plataforma de jogos já contava com mais de 50 mil títulos. É importante lembrar que a loja de jogos criada pela Valve, desde 2018, consegue adicionar algo em torno de 8 mil a 10 mil games na plataforma.

O que achou da evolução da Steam com o passar dos anos? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!