Foi anunciado pela Sony, na quinta-feira (2) da semana passada, o início da pré-venda de Horizon Forbidden West, entretanto em meio ao comunicado acabou ocorrendo algo que os fãs da franquia não esperavam: quem possuía a edição padrão do título para PS4 não iria receber upgrade gratuito para a versão do PS5. Após uma grande reação negativa dos jogadores, felizmente, a Sony acabou cedendo e prometeu agora que teremos atualização gratuita de Horizon Forbidden West para a versão do PlayStation 5.

Anteriormente, no anúncio da Sony, foi comunicado que para conseguir a atualização de Horizon Forbidden West para a versão do PS5, seria necessário ter a Edição Digital Deluxe, a Edição de Colecionador ou a Edição Regalla. Entretanto, no ano passado, a Sony chegou a declarar que iria disponibilizar atualizações gratuitas de títulos que tivessem cross-gen (jogos que estiverem presentes tanto no PS4 quanto no PS5). Devido a este fato e às reclamações dos jogadores, a Sony rapidamente viu que errou e reagiu.

Quando o anúncio da pré-venda de Horizon Forbidden West ocorreu, muitos proprietários do PlayStation 4 ficaram indignados com a decisão inicial da Sony. Evidentemente os fãs da série ficaram confusos, pois em setembro do ano passado, Jim Ryan, CEO da PlayStation, chegou a dizer em entrevista ao washingtonpost que haveria atualização gratuita de jogos presentes no PS4 para o PlayStation 5. Em atualização no comunicado de pré-venda, Jim Ryan, diz:

"Quinta-feira era para ser uma celebração da Horizon Forbidden West e da incrível equipe da Guerrilla trabalhando para entregá-la em 18 de fevereiro de 2022. No entanto, está bastante claro que as ofertas que confirmamos em nosso início de pré-encomenda erraram o alvo.

No ano passado, assumimos o compromisso de fornecer atualizações gratuitas para nossos títulos de lançamento de várias gerações, que incluíam Horizon Forbidden West. Embora o impacto profundo da pandemia tenha empurrado Forbidden West para fora da janela de lançamento que inicialmente imaginávamos, nós manteremos nossa oferta: os jogadores que comprarem Horizon Forbidden West no PlayStation 4 poderão atualizar para a versão PlayStation 5 gratuitamente."

Próximos títulos exclusivos da Sony terão uma cobrança de US$10 para atualização

Na mesma atualização, Jim aproveitou para comunicar que os próximos títulos exclusivos para PlayStation terão uma opção de atualização de US$10 do PS4 para PS5, considerando tanto a versão física quanto a digital. Isso irá acontecer para o próximo título de God of War e para Gran Turismo 7.