Em maio deste ano, vazou a informação de que a Valve estaria trabalhando em PC/console com o formato parecido com o de um Nintendo Switch. Através de um comunicado enviado para o site GameInformer, a Valve anunciou que lançará em dezembro de 2021 o seu PC portátil, o Steam Deck.

O Steam Deck utiliza um processador desenvolvido em parceria com a AMD que foi otimizado para dispositivos mobile. O chipset criado utiliza a arquitetura Zen 2 e RDNA 2 e suporte 16GB de memória RAM LPDDR5. A Valve descreve seu dispositivo dizendo:

"O Steam Deck é um PC portátil multifuncional poderoso. Com um processador customizado desenvolvido em cooperação com a AMD, o Steam Deck é comparável a um notebook para jogos com a capacidade de rodar os jogos AAA mais recentes. Sua biblioteca Steam estará disponível para você jogar onde e quando quiser. O Steam Deck também possibilita instalar qualquer software ou conectar-se a qualquer hardware."

Steam Deck. Fonte:  GameInformer
Steam Deck. Fonte: GameInformer

O PC de mão da Valve chegará com as seguintes escolhas de capacidade de armazenamento: 64 GB, 256 GB ou 512 GB. Já com relação a tela, o aparelho possui um display LCD de 7 polegadas com resolução de 1280 x 800. Em termos de controles, há joy-sticks analógicos, botões, gatilhos e dois track pads. Além disso, o Steam Deck ainda conta com um sensor giroscópio, também presente no Nintendo Switch.

Controles do Steam Deck. Fonte:  GameInformer
Controles do Steam Deck. Fonte: GameInformer

Mesmo que o PC portátil da Valve tenha muitos recursos voltados para jogos, ele não serve somente para essa finalidade e pode ser utilizado também como um computador comum. De acordo com a Valve, será possível utilizar aplicativos de PC comuns, embora o aparelho não rode nativamente o Windows.

Lançamento e disponibilidade

O Steam Deck já estará disponível para pré-venda a partir do dia 16 de julho (amanhã) pelo valor de US$399 e deverá ser enviado em dezembro de acordo com os planos da Valve.