No início desta semana foi noticiado que a PlayStation Store será encerrada no PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation Portable (PSP), nos meses de julho e agosto. A informação veio através do site TheGamer, onde é dito que fontes familiarizadas com o assunto disseram que a PS Store seria encerrada nos consoles da Sony citados.

Segundo as informações divulgadas, o PS3 e o PSP irão ter a PS Store encerrada no dia 2 de julho. Já o PS Vita, terá os serviços relacionados a PS Store no dia 27 de agosto. Até o momento, os jogos para PS Vita e PS3 estão acessíveis.

Nos anos de 2015 e 2016 a Sony chegou a descontinuar oficialmente o PS3 em várias regiões para então finalizar o processo em 2017. Já o PS Vita, que foi lançado em 2011-2012, foi descontinuado no início de 2019.

Vários jogos indie serão perdidos com o encerramento da PS Store no PlayStation Vita

Com o fechamento da PlayStation Store no console portátil PS Vita, diversos jogos indie marcantes que são vendidos online deixaram de ser jogáveis. A compatibilidade com o PS3, PS4 e PS5 não está disponível neste caso. Entretanto, alguns jogos do PS3 estão disponíveis no PS4.

Infelizmente com a era de jogos digitais, muito se perde com os títulos que foram exclusivamente lançados desta forma, sem uma mídia digital como opção. Será que ainda veremos diversas obras destruídas futuramente desta maneira?

Artigo indicado para leitura: Os 10 consoles mais vendidos da história

O que achou da possível decisão da Sony de encerrar a PlayStation Store para mais alguns de seus consoles? Comente abaixo sua experiência com os consoles e compartilhe conosco a sua opinião!